Comportamento autolesivo na adolescência: uma proposta de compreensão a partir da função da autolesão
Por Myrthes Freitas Lopes DezanSobre o livro
O comportamento autolesivo, ato de o indivíduo provocar ferimentos de forma intencional no próprio corpo, consiste em um problema de saúde e de segurança pública por se tratar de violência na forma autoinfligida, questão complexa e multifatorial.
Tomando como premissa que adolescentes que passam por problemas nas relações interpessociais são suscetíveis a autolesão, este estudo procurou compreender as funções da autolesão para o adolescente, como relembrado, percebido e suposto por participantes adultos.
Foi realizada uma pesquisa com 508 participantes, entre 18 e 75 anos, de diferentes regiões do Brasil, que responderam ao Questionário de Declarações do Comportamento Autolesivo – QDCA, inspirado e desenvolvido a partir do “Self-Injury Questionnaire – SIQ”, e do “Inventory of Statements About Self-injury – ISAS”.
Foi confirmada a prevalência do comportamento no sexo feminino e início por volta da adolescência.
Achado importante nesta pesquisa aponta que, aparentemente, os que iniciam antes da adolescência permanecem mais tempo com o comportamento, podendo ir até a vida adulta, e os que iniciam na adolescência se recuperam mais rápido.
A percepção de que a dor ou a sua anestesiação é uma função importante também foi concluída na pesquisa. O autocontrole, auxiliado por apoio psicológico de amigos, e orientação espiritual aparecem como medidas interventivas importantes.
O comportamento autolesivo deve ser estudado separado da autolesão quando sintoma de outro transtorno mental.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Comportamento autolesivo na adolescência: uma proposta de compreensão a partir da função da autolesão, escrito por Myrthes Freitas Lopes Dezan. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













