Brasil, 5 séculos de apagamento do povo Bantu: igualdade racial? Como? Quando???

Por Jeusamir Alves da Silva

Sobre o livro

Esta obra aborda dados, desde a vinda dos negros Bantos que foram arrancados do seu hábitat, a África Centro-Ocidental, e aqui introduzidos para o trabalho escravo, desde o século XVI até o XIX e perpassando pelos seus descendentes dos pós-escravidão até os dias atuais.

Segundo Bezerra (2011), dos quase três milhões de escravizados que entraram pelos portos do sudeste do Brasil, principalmente pelo Rio de Janeiro, 80% eram de origem banto e majoritariamente provenientes de cidades litorâneas de Benguela, Luanda e Cabinda e das áreas interioranas como Cassanje, Massangano, entre outras, todas pertencentes ao território angolano.

Daí, então, essa cadeia repleta de energias espirituais de várias partes de Angola tornou-se a primeira e maior forma expressão religiosa de resistência banta no Brasil, denominada Calundu, chegando até os dias atuais com todo potencial de uma religião conhecida como Candomblé de Angola.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores