Associações livres: Salvador (Coleção Fotografia Contemporânea)

Por Roberto Berton

Sobre o livro

Este trabalho origina-se a partir da exposição “Associações livres. Fotografia contemporânea” composta por 24 trípticos que reúnem 72 imagens coloridas. Este tema faz uma alusão poética ao método psicanalítico utilizado por Freud, no final do século XIX.

Neste campo, entende-se por associação a união, conexão ou aproximação de dois ou mais fatos psíquicos, sendo que os elementos da vida mental, intelectuais ou afetivos, teriam a propriedade de se ligar entre si, independentemente de nossa vontade ou consciência do processo.

A locação escolhida para a produção fotográfica é a cidade de Salvador, seus bairros históricos e recantos que nos mostram a calma, poesia e memória da Bahia. Podemos citar entre as muitas localidades abordadas, o Farol da Barra, a Ponta de Humaitá, o Forte de Monte Serrat, o Estaleiro da Ribeira, com seus barcos e cais, o casario de Rio Vermelho, a fabulosa orla, com as praias de Amaralina, Pituba, Ondina e outras.

No caso presente da produção fotográfica, o conceito de associação livre referese a ideias e imagens que nos ocorrem espontaneamente, sem esforço, provocando sua captura pela lente da câmara fotográfica. As imagens em abundância, que nos alcançam pelo caminho a esmo são captadas de forma livre e espontânea e num segundo momento acabam se encontrando na formação dos trípticos.

Este método utilizado ocupa um papel de importância vital no processo criador do autor, pois cada tríptico constitui-se numa unidade, que nos remete a outras representações e significados, formando uma rede difusa de novas associações de elementos estéticos e psíquicos.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores