A máquina do terror: a luta das pessoas atingidas pelo desastre da Samarco em Mariana (1)

Por Gabriela de Paula Marcurio

Sobre o livro

Este livro descreve uma luta desigual. De um lado, as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, o maior desastre socioambiental da história do Brasil. Do outro, a Samarco, a Vale e a BHP Billiton, que estão entre as maiores mineradoras do planeta.

Anos depois do despejo de rejeitos, as comunidades não recuperaram seu modo de viver, submetidas a aparatos técnicos e jurídicos da reparação de perdas e danos.

A análise documental e a pesquisa de campo com a comunidade atingida de Paracatu de Baixo sugerem que esse desastre provocou uma ruptura no espaço e no tempo. Para retomar a forma de vida, a comunidade lançou mão de uma poderosa ferramenta: a memória.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores