A liberdade em Frantz Fanon: a existência aos olhos dos condenados

Por Nilson Lucas Dias Gabriel

Sobre o livro

O traço característico da obra A liberdade em Frantz Fanon: a existência aos olhos dos condenados é aquele que o filósofo Celso Reni Braida classifica como “campo de ação de agentes interativos e interagentes ativos situados”.

Nesse sentido, a potência do texto de Nilson Gabriel radicaliza o telos apresentado em sua dissertação de mestrado, aqui publicada, na medida em que investiga o sentido da Liberdade presente nas obras e na vida de Frantz Fanon.

Tendo o existencialismo negro fanoniano como tema, o autor se vale da metodologia de investigação psicológica em primeira pessoa para, a partir de seu próprio contexto vivencial, reconstruir também os aspectos relevantes da biografia de Fanon, como estratégia para fundi-los num horizonte vivencial comum de sentido.

Deste modo, apontando para uma possibilidade de superação da noção de racismo estrutural, Nilson Gabriel nos mostra que na própria dinâmica do sujeito que age e interage, ao fazer-se a si mesmo, dá-se o viver antirracista fanoniano.

Evandro O. Brito

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro A liberdade em Frantz Fanon: a existência aos olhos dos condenados, escrito por Nilson Lucas Dias Gabriel. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.