Seus vários capítulos são de grande importância para alguém que deseja entender a introdução do buddhismo, e mais particularmente do Zen, no Ocidente. Soyen Shaku é claramente de uma inteligência singular, bem como alguém dotado de uma grande sensibilidade expositiva. Sua ardência intelectual transborda em suas palavras apaixonadas sobre qualquer que seja o tema que resolva tocar.
Uma das coisas mais interessantes em suas palestras é ver uma perspectiva diferenciada sobre temas que se tornariam tão comuns no Ocidente a ponto de serem completamente mal-compreendidos. Aqui então veremos um japonês na virada do século 19 para o século 20, treinado em instituições orientais, mas em contato primaveril com as crenças ocidentais, expor sobre o não-eu, as doutrinas japonesas de autossacrifício, a comparação com elementos cristãos.
Soyen Shaku foi o único mestre zen japonês na época a demonstrar interesse em visitar o Ocidente, e dessa iniciativa se abriram as portas para o estabelecimento do Zen nesta outra margem, por meio de inúmeros sucessores e conexões, altos e baixos, dificuldades, transformações e adaptações. Fico contente de entregar este livro ao público de língua portuguesa, em comemoração aos 100 anos de sua morte.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Soyen Shaku
- Tamanho: 1086 KB
- Nº de Páginas: 172
- Editora: Edições Nalanda
- Categoria: Filosofia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Zen para Ocidentais: Sermões de um Abade Buddhista, escrito por Soyen Shaku. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.