Sobre o livro
Wanderleia: a releitura de um mito clássico visceral
“Wanderleia” é o relato da fúria de uma mulher forjada na dura realidade da periferia brasileira.
Lucas Paião, em sua estreia literária independente, reencontra-se com o arquétipo da Medeia, de Eurípedes, e o transporta de Corinto, grande palco da tragédia clássica, para o “João de Barro”, em São Bernardo do Campo, propondo uma releitura contemporânea e contextualizada no tempo e espaço em que vivemos.
O projeto também nasce a partir de um reencontro com a tradição clássica literária, que, aqui e agora, veste novas roupas, se comunica através de um outro tipo de linguagem e, também, está à mercê de algo que pode ser mais poderoso do que a própria fúria dos deuses: as desigualdades do mundo.
Com uma linguagem moderna e vernacular, o autor resgata o cotidiano da periferia, buscando transformar expressões e construções sintáticas próprias da oralidade em poesia trágica.
Ele também nos convida a confrontar a história de Wanderleia, que, assim como Medeia e Joana, de “Gota D’Água” –– adaptação teatral do texto de Eurípedes feita por Chico Buarque e Paulo Pontes, não se rende ao destino imposto.
A narrativa da vizinha Alcina, que é quem apresenta o ocorrido, nos guia por uma espiral de identificação, abandono e traição. Wanderleia, trocada por Jasão pela filha do Vereador, se vê diante da crueldade, da indiferença e da luta por justiça.
Longe de ser apenas uma história de vingança, o conto é um estudo da linguagem, da desigualdade social, do machismo enraizado e da resiliência de uma mãe que, empurrada ao limite, é capaz de confrontar até mesmo os deuses.
“Wanderleia” é também uma homenagem a todos os textos, assim como a todas as mulheres, que ousaram subverter as normas mesmo diante de uma realidade impositiva e cruel.
Sobre o autor:
Nascido e criado no Jardim Laura (bairro vizinho ao “João de Barro”, de Alcina, Egeu e Wanderleia), em São Bernardo do Campo, descobri nos livros o que nem sequer sabia que procurava ou que era possível encontrar: novos sonhos com que sonhar.
E é através dos livros que, agora, eles também começam a se realizar. “Wanderleia” (2025) é a minha primeira publicação independente e, além de criar um novo lugar para que esses sonhos habitem, ela também nasce a partir de um reencontro entre o clássico e o contemporâneo.
Além de formado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2014), também sou estudante de Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e criador dos conteúdos @umareviewqueninguempediu, no Instagram.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Wanderleia: Uma curta tragédia moderna, escrito por Lucas Paião. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













