Wakanda para sempre!: Tradições africanas milenares decifradas para entender o filme Pantera Negra

Por Carlos Machado (Gyasi Kweisi)
Baixar Wakanda para sempre!: Tradições africanas milenares decifradas para entender o filme Pantera Negra pdf, epub, mobi, eBook
Wakanda Para Sempre do historiador Carlos Machado (Gyasi Kweisi) tem a intenção de explicar este filme que se tornou um ícone e revolucionou a forma de ver a África.
O filme Black Panther dirigido por Ryan Coogler é uma produção dos Estúdios Marvel dos Estados Unidos (2018) e campeão de bilheteria mundial. É baseado na HQ de mesmo nome, dos desenhistas judeus Stan Lee e Jack Kirby de 1966. Produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, é o 18º filme do Marvel Cinematic Universe (MCU). O filme é dirigido por Ryan Coogler, que escreveu o roteiro com Joe Robert Cole e estrelado por Chadwick Boseman como T’Challa /Black Panther, ao lado de Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke, Angela Bassett, Forest Whitaker e Andy Serkis.
Mas é um filme diferente de todos os outros super-heróis por ter um elenco majoritariamente negro, assim como a equipe de produção, e falar de um continente que estrategicamente é pouco conhecido do mundo, a África.
Quando se fala em África as pessoas pensam num “país” repleto de animais selvagens e uma população pobre imersa em guerras civis, escravidão e conflitos tribais.
Mas o continente africano é muito mais do que aparece nos meios de comunicação, a África é o segundo maior e segundo continente mais populoso do mundo (sendo o primeiro a Ásia). Com cerca de 30,3 milhões de km², incluindo ilhas adjacentes, cobre 6% da superfície total da Terra e 20% de sua área total. Com 1,2 bilhão de habitantes a partir de 2016, é responsável por cerca de 16% da população humana mundial. O continente é cercado pelo Mar Mediterrâneo ao norte, tanto o Canal de Suez como o Mar Vermelho ao longo da Península do Sinai a nordeste, o Oceano Índico a sudeste e o Oceano Atlântico a oeste. O continente inclui Madagascar e vários arquipélagos. Contém 54 estados soberanos (países) plenamente reconhecidos, nove territórios e dois estados independentes com pouco ou nenhum reconhecimento. A maioria do continente e seus países estão no Hemisfério Norte, com uma porção substancial e um número de países no hemisfério sul.
A população média da África é a mais jovem entre todos os continentes; a mediana de idade em 2012 foi de 19,7 anos quando a mediana da idade mundial foi de 30,4 anos. A Argélia é o maior país da África por área, e a Nigéria é o maior por população. A África é amplamente aceita como o local de origem dos humanos e do clado Hominidae (grandes símios), como evidenciado pela descoberta dos primeiros hominídeos e seus ancestrais, bem como os posteriores que foram datados em torno de sete milhões de anos atrás, incluindo o Sahelanthropus tchadensis, o Australopithecus africanus, o A. afarensis, o Homo erectus, o H. habilis e o H. ergaster – com o mais antigo Homo sapiens (humano moderno) encontrado no Marrocos, datado de cerca de 315.000 anos atrás. A África atravessa o equador e abrange numerosas áreas climáticas; é o único continente que se estende do temperado do norte até as zonas temperadas do sul.
A África abriga uma grande diversidade de ciências, tecnologias, inovações, comunicações, culturas e idiomas. O continente abrigou desde o século 31 a.C. mais de 190 reinos, cidades-estados e impérios. No final do século 19, os países europeus invadiram quase toda a África, com exceção da Etiópia (independente desde 980 a.C. com a fundação do estado de Dʿmt; e venceu os italianos em 1896) e Libéria (independente desde 1847); A maioria dos estados presentes na África originou-se de um processo de descolonização no século 20. As 54 nações africanas cooperam através do estabelecimento da União Africana, com sede em Adis Abeba, na Etiópia.
Esta produção cinematográfica é uma oportunidade de rever os conceitos sobre o continente africano para o mundo. Está repleto de elementos africanos que muitas pessoas não identificariam facilmente. Esta é a razão de compor este livro.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Carlos Machado (Gyasi Kweisi)
  • ASIN: B07SPRWZVT
  • Editora: Carlos Machado
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 73935 KB
  • Nº de Páginas: 131
  • Categoria: Literatura e Ficção

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Wakanda para sempre!: Tradições africanas milenares decifradas para entender o filme Pantera Negra, escrito por Carlos Machado (Gyasi Kweisi). Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.