Viajante Sonhador

Por ANTONIO DUARTE
Baixar Viajante Sonhador pdf, epub, mobi, eBook
Caríssimo leitor. Quisera eu, com toda a minha força de vontade, deitar ao Mundo mais um membro de tão tamanhoso reportório, vivendo nas sombras da minha prateleira; uma incomparável família. Começando por abraçar o Mundo, que assim, viaja dentro de mim; quando a poesia da vida chama há terra; que assim dedico as palavras “ que mui me apraz chamar-lhes lágrimas” se o leitor tiver a tenridade da desocupação; e que assim “em sua disposição” se liberte dos preconceitos, ou não; isso cabe em seu peito – como uma flor que caminha – Poderá satisfazer rancores escondidos ou lembrar alguns esquecidos – que lhe posso acrescentar, mesmo os próprios segredos do coração – que me perdoem os atrevimentos aos quais não ‘pude’ recusa, que, o desenvolvimento, por si só, leva-me a caminhar em várias direcções, aquando as circunstâncias se repartem e do avesso se unem. São portais imaginários que abro dentro de cada perspectiva, ou, personagem céptica, imitando a Santidade “se os mais altos me ouvem, os meus humildes respeitos encaminho, para eles, sem que, de maneira alguma, ou em algum momento, sequer, se trate de ofensa ou brincadeira” não. Como lho digo: Aqui trata-se da loucura incompleta; como uma embriagues, aonde o corpo trata adormecido e a minha mão é usada de uma forma, sem mim próprio, que, impõe as vozes, impressionantes, de alguma maneira, que sempre encontre a estatura do entendimento da escola da vida.

(…) – «O meu nome é Observador e vivo no teu caminho».
– Foram as últimas palavras do velho sábio; que ouvi durante os vinte anos passados, com as lembranças do sonho, doente: Agarrado dentro de mim. Sempre dentro de mim; pois que sou eu: Durante duas décadas vi o raiar da madrugada sob a forma de uma bola de sabão e esperei cada crepúsculo entretido com a barriga, enquanto matava o tempo, precioso, puíndo a vida por um lugar onde descansar; caindo na ratoeira do destino e empurrado pela rotina do conforto… Até há cobardia de não querer enxergar: Porque a vida obriga as pessoas a mudarem e produzirem novos estilos e destinos; mas, o que as pessoas, em si, são: Não muda: Está dentro delas; a corroer… Pelo sonho, que, em muitos casos, fica parado; com seu sábio abandonado; esperando sem fim, o perdido que já faz parte do passado…
– «Nunca desistas do teu sonho».
– Disse o velho, que passava em frente de mim, enquanto, sentado num banco de jardim, conversava com Deus; grato pela beleza de poder observar o movimento das árvores: Como que, uma conspiração secreta; envolvendo-as: Reúnem suas forças em marcha, para uma batalha a ser travada nos céus.

(…) «Mas, qual Verdade, que, verdadeira, se derramasse para mim?…»

– A verdade verdadeira era aquela por onde eu caminhava, enquanto a pro-curava; não a enxergava porque ela nunca se separara de mim… Por tudo na vida ser tão (simples): Acabava, sempre, por torna-lo difícil: Sempre estava ali a verdade; eu é que fechava os olhos e abria-os na esperança de que ela se mostrasse de uma forma desdobrada; que apontasse a direcção: (Qual o sonho?) e me mostrasse tudo o que eu não sabia. Se apresentasse a mim e me dissesse: “- Eu sou a verdade” Por um lado eu sabia a verdade e via-la escondida por de trás da mentira, qual, gratuitamente, chegava aos meus ouvidos e aos meus olhos; cegos: Por acreditar nos outros aquilo que havia em mim. – Que o brilho dos olhares não saberia disfarçar – Observava-a quando olhava o céu. Quando a chuva lavava o meu sal e o entregava ao mar.

(…) A esperança abandonou tudo; chamou a loucura, afagando-lhe o sofrimento e atirou comigo ao Mundo: Agarrou-me pelas entranhas e sacudiu-me na carne um caminho vazio. Aventurei-me ao sonho sem me aventurar…

(…) – Pausadamente apagou a vida dentro do túmulo e saiu, para observar o julgamento nos olhos do Mundo: (…)

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): António Duarte
  • Tamanho: 325 KB
  • Nº de Páginas: 48
  • Idioma: Português
  • Categoria: Contos

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Viajante Sonhador, escrito por António Duarte. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.