Não se trata de uma obra meramente política, nem simploriamente monocromática, como possa sugerir o título. Mesclam-na múltiplas cores; percorrem-na pensamentos, sentimentos e sensações as mais diversas.
Ao final de Vermelho Brasil, novela de Milton Borges, quando o protagonista, quedando-se pesaroso, perguntar a si mesmo, “daqui a alguns anos, quem poderá jurar que me conheceu?”, você vai se surpreender: Puxa! Mas as novelas da “Globo”, muitas vezes sem nada a dizer alguns modorrentos capítulos, levados ao ar apenas para garantir a exposição de patrocinadores e anunciantes, são tão longos, porque esta é tão pequena?
Superada as fases de questionamento, provavelmente passará a refletir acerca do que acabou de ler. Perceberá, então, que a pequena novela, que não é global – não por não ser transmitida pela grande rede de televisão (quem sabe no futuro) – mas por estar ambientada em uma região inespecífica do Brasil e discorrer sobre tema regional – ainda que assuntos universais como vingança e inveja, permeiam toda a obra, nada deixou a desejar em relação àquelas que alcançaram sucesso de crítica e de público.
Constatará que, ao longo dos poucos capítulos do livro, o autor conseguiu compactar e resumir diversos sentimentos em um curto espaço escrito. Descobrirá que a vingança que veio a cavalo, mas que voltou a pé, chegou ao encontro marcado, e sua presença não se fez mais necessária. Verá ainda que, quando se quer de fato, vingar-se de algo ou de alguém, nem sempre convém fazer planos mirabolantes para engendrar seu intento ou perder tempo e que este não preocupa nem separa pacíficos de vingadores. Ele escorre da mesma e inapelável maneira, quer você tenha feito tudo o que quis ou desejou fazer, que não terá feito o suficiente porque esperava um momento melhor que não veio.
Vermelho Brasil, como toda novela que se preza, conta com situações que você certamente esperava muito encontrar, mas não ficaria surpreso se algumas não coubessem em tão poucas linhas.
Gosta de mistério? Ótimo. Um que de surrealismo romanesco lhe apetece? Maravilha! Fatos conhecidos, crendices, sabedoria populares? Dilemas existenciais? Um pouco de cada um desses ingredientes está no livro de Milton Borges.
Mas, afinal, de que trata realmente Vermelho Brasil? Assentar e expor realidades que parecem lendas ou vice-versa em determinados recantos do Brasil poderá ser uma dica.
Depois de mergulhar em sua leitura, quaisquer dúvidas se dissiparão. O livro, de modo ficcional, remete-nos a fatos que o autor vivenciou ou lhe foram retransmitidos pela cultura oral, na forma de estórias de “ouvir dizer”.
Quer saber mais? Descubra nas páginas seguintes.
Mãos à obra e faça, pois, boa leitura!
Antonio Francisco Sousa
(Auditor Fiscal e Escritor)
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Milton Borges
- ASIN: B07GVSN5TT
- Editora: Milton Borges
- Idioma: Português
- Tamanho: 2110 KB
- Nº de Páginas: 79
- Categoria: Policial, Suspense e Mistério
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Vermelho Brasil, escrito por Milton Borges. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.