Velhas práticas em novos suportes?: As tecnologias digitais como mediadoras do complexo processo de ensino–aprendizagem de línguas (Coleção TECLIN – Tecnologias, Culturas e Linguagens Livro 1)
Por Fábio Marques de Souza Nesta obra, encontramos o resultado de uma reconstrução atenta e criativa da dissertação de mestrado de Geyza de Freitas Santos, constituída como uma pesquisa em Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e cunho etnográfico, tecida em parceria com Fábio Marques de Souza. Migrando de uma relação acadêmica anterior entre orientador e orientanda para uma reflexão renovada sobre “crenças, memórias e intuições” que orientam as práticas de professores participantes da pesquisa, em relação à inserção das TDICS no ensino de línguas, os autores lançam um novo olhar ao que chamam de “complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas”, tendo por apoio teórico a teoria da complexidade de Edgar Morin e a perspectiva sociocultural de crenças de Ana Maria Ferreira Barcelos, bem como de outros estudiosos da área.
No percurso de investigação traçado, os autores tiveram por objetivo apresentar a colaboração como uma atividade de potencial revelador e transformador de crenças e de experiências de ensino-aprendizagem de línguas e de formação docente autônomas e críticas, em busca da ética e do respeito às diferenças culturais que permeiam a complexidade de tais processos. Os autores ressaltam, neste estudo, a possibilidade de pensar como as TDICS mudaram a existência humana; e que o mundo pós-moderno, mediado por tecnologias cada vez mais complexas, evoca processos de aprendizagem interativos, colaborativos e interculturais, que exigem, em contextos digitais emergentes, uma reconstrução de papeis assumidos pelos professores de línguas.
Daí, então, que a pergunta que se anuncia no título desta obra faz-se relevante e desafiadora: como professores de línguas, estamos ainda praticando o velho em suportes inovadores? E, mais, ousaria complementar: qual seria, então, o sentido de se ensinar e aprender línguas em contextos de mediação tecnológica, quando as práticas tradicionais ainda predominam em termos metodológicos e encontram lugar seguro na abordagem de ensino que as fundamenta?
Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri-Kaneoya
UNESP – São José do Rio Preto – SP
No percurso de investigação traçado, os autores tiveram por objetivo apresentar a colaboração como uma atividade de potencial revelador e transformador de crenças e de experiências de ensino-aprendizagem de línguas e de formação docente autônomas e críticas, em busca da ética e do respeito às diferenças culturais que permeiam a complexidade de tais processos. Os autores ressaltam, neste estudo, a possibilidade de pensar como as TDICS mudaram a existência humana; e que o mundo pós-moderno, mediado por tecnologias cada vez mais complexas, evoca processos de aprendizagem interativos, colaborativos e interculturais, que exigem, em contextos digitais emergentes, uma reconstrução de papeis assumidos pelos professores de línguas.
Daí, então, que a pergunta que se anuncia no título desta obra faz-se relevante e desafiadora: como professores de línguas, estamos ainda praticando o velho em suportes inovadores? E, mais, ousaria complementar: qual seria, então, o sentido de se ensinar e aprender línguas em contextos de mediação tecnológica, quando as práticas tradicionais ainda predominam em termos metodológicos e encontram lugar seguro na abordagem de ensino que as fundamenta?
Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri-Kaneoya
UNESP – São José do Rio Preto – SP
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Fábio Marques de Souza
- ASIN: B07TXM2KM2
- Editora: Fábio Marques de Souza
- Idioma: Português
- Tamanho: 5195 KB
- Nº de Páginas: 135
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Velhas práticas em novos suportes?: As tecnologias digitais como mediadoras do complexo processo de ensino–aprendizagem de línguas (Coleção TECLIN – Tecnologias, Culturas e Linguagens Livro 1), escrito por Fábio Marques de Souza. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.