Variantes do esperanto e “bezerros de ouro”: observações diversas sobre o esperanto fundamental: Série ‘Esperanto Fundamental’ – volume 7
Por Luiz Claudio Oliveira A série ‘Esperanto Fundamental’ se baseia nas características originais ou autênticas do esperanto segundo o Fundamento e demais obras de Zamenhof, visando reinstaurar uma tradição gramatical —seguir a Plena Gramatiko— e de formação vocabular —usar compostos sistematicamente, e bem poucos neologismos— baseada em Zamenhof e demais autores clássicos —Grabowski, Kabe, Devjatnin, Julio Baghy, Lidja Zamenhof etc.—, incluindo dicionaristas e gramáticos como Grosjean-Maupin e Seppik. Esta tradição deverá nortear a formação de professores de esperanto e o ensino da língua. No volume 1 encontra-se o “projeto” Esperanto Fundamental, a base da série. Neste projeto, as obras de Zamenhof são classificadas em “cerne” do esperanto e “vernáculo zamenhofiano”, discutindo-se suas características e ainda sua função para a unidade lingüística planetária do idioma. Elaborado como sendo um “projeto” —uma metodologia para o estudo, uso e ensino do esperanto segundo o Fundamento e as demais obras de Zamenhof—, o volume 1 contém preceitos extremamente necessários para se manterem as características originais do esperanto, segundo o gênio que de fato inventou e usou modelarmente esta língua internacional. No volume 7 se encontra (repetida) a maioria das notas finais do projeto “Esperanto Fundamental” (volume 1), as quais apresentam um conteúdo mais elaborado ou interessante do ponto de vista do esperanto fundamental. Somente uma ou outra nota menos relevante não foi repetida aqui. Estas notas foram reunidas neste volume para possibilitar sua leitura dentro de um contexto de pequenos itens que, apesar de estarem de alguma forma relacionados entre si, não formam um corpo denso ou tão coeso como os outros volumes da série, e são somente isto: pequenas observações subsidiárias aos temas discutidos no projeto. No entanto, sua reunião num volume só seu lhes devolve uma importância que sua posição de “notas finais” no volume 1 pode esconder.. Os volumes 2 a 8 são “subsídios ao projeto Esperanto Fundamental”, isto é, subsídios a alguns dos raciocínios, discussões e conclusões estabelecidos no texto principal do projeto (volume 1). São explicações, desdobramentos e justificativas de partes do texto principal ou de idéias expostas neste. O volume 9 (em finalização) é continuação do volume 1, retomando o assunto principal (esperanto fundamental).
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Luiz Claudio Oliveira
- ASIN: B087NBTVLC
- Idioma: Português
- Tamanho: 1387 KB
- Nº de Páginas: 94
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Variantes do esperanto e “bezerros de ouro”: observações diversas sobre o esperanto fundamental: Série ‘Esperanto Fundamental’ – volume 7, escrito por Luiz Claudio Oliveira. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.