Um livro Manuscrito e sua rede de micropoderes: Os Livros de Linhagens medievais e suas estratégias autorais, editoriais e leitoras
Por José D'Assunção Barros “Poder” e “Livro”, na época dos livros manuscritos medievais, eram aspectos intimamente imbricados. Escrever ou editar um livro, possuir um livro, ter acesso a ele, ter o direito de permitir ou interditar o acesso de outras pessoas ao livro, ou simplesmente conseguir compreender o que diz o livro nas suas várias camadas de sentido, constituíam uma complexa rede de poderes e micropoderes que se distribuía de maneira desigual por entre os diversos sujeitos culturais e sociais. A presente obra examina esta inter-relação entre “poder” e “livro” através dos ‘livros de linhagens’ portugueses dos séculos XIII e XIV. Na primeira parte, são examinadas as relações entre poder, sociedade e o texto dos “livros de linhagens”. Na segunda parte, a análise é direcionada para as relações entre poder, sociedade e o livro enquanto objeto concreto submetido a controles sociais diversos. São analisadas as estratégias editoriais, autorais e leitoras envolvidas na produção, circulação e recepção dos livros, nesta época em que a imprensa ainda não havia sido inventada.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José D’Assunção Barros
- ASIN: B014DWRKMQ
- Idioma: Português
- Tamanho: 1233 KB
- Nº de Páginas: 58
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Um livro Manuscrito e sua rede de micropoderes: Os Livros de Linhagens medievais e suas estratégias autorais, editoriais e leitoras, escrito por José D’Assunção Barros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!