Uirapuru: Uma frágil esperança e outros contos
Por Israel AmorimTendo perdido também a mãe após o parto, o bebê tornou-se órfão com poucos minutos de vida e foi levado pelo tio para uma tribo que jamais teve contato com nossa civilização, localizada num ambiente selvagem, jamais visitado pelo homem branco.
Lá ele cresce livre e feliz até alcançar a idade adulta, quando a história de sua origem e o trágico destino dos seus antepassados lhe é revelada pelo tio que realizou seu parto e o levou em segurança para aquele lugar.
Assim ele toma conhecimento de uma história fantástica em que é, por herança, dono de todo o território da floresta amazônica brasileira. Mas descobre também que, para tomar posse de sua herança, terá que desafiar a mais cruel de todas as feras do planeta: o homem branco.
Uma luta desigual contra inimigos sanguinários, inescrupulosos e corrompidos que, no final, só lhe inspira a fazer uma única pergunta: Vale a pena lutar?
* * *
No dia em que completou setenta anos de idade, a cadelinha da casa do Dr. Afrânio dá à luz a cinco filhotes que se tornam a grande atração para os seus netos, que esquecem do seu aniversário e lhe causam grande decepção. Com isso o vovô faz uma análise de sua vida e descobre que foi um homem muito sério e autoritário, que dedicou quase todo o seu tempo ao trabalho, negligenciando completamente a sua vida sentimental.
Ao deitar-se, naquela noite, o Dr. Afrânio desejou receber como presente de aniversário a oportunidade de nascer novamente para ter uma vida despreocupada onde pudesse se dedicar menos ao trabalho e mais aos seus familiares, para conquistar a sua afeição. O desejo do vovô foi atendido, mas, em vez de nascer um bebê humano, ele nasceu um bebê cachorro logo no dia seguinte, juntando-se aos filhotes nascidos no dia anterior.
E assim, depois de viver setenta anos humanos, o vovô viverá outros quinze anos de cachorro para tentar conquistar aquilo que lhe falta para alcançar a felicidade. Convido você para acompanhar o vovô Afrânio nessa sua hilariante, emocionante e surpreendente nova vida.
* * *
No município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, existe um monumento natural conhecido como A Pedra do Cão Sentado, que, numa determinada ocasião, recebe a visita de um homem de imaginação muito fértil, que afirma que, por trás do pacato cão sentado existe um inquieto lobo selvagem que teve sua raça exterminada séculos atrás.
Seria a Pedra do Cão Sentado um vulcão secretamente ativo que entrará em erupção a qualquer momento para exprimir a revolta de uma raça exterminada? Ou tudo não passa de uma lenda criada por um maluco?
Tire suas próprias conclusões ao ler o conto “A Pedra do Lobo Uivante”, que faz parte deste livro que traz, além de muitos outros contos, um grande repertório de crônicas escritas pelo autor.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Israel Amorim
- ASIN: B07SHV6Y73
- Editora: Kiron
- Idioma: Português
- Tamanho: 1257 KB
- Nº de Páginas: 199
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Uirapuru: Uma frágil esperança e outros contos, escrito por Israel Amorim. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.