TRÂNSITO NAS CIDADES BRASILEIRAS: Questões básicas de estudos: TRÂNSITO NAS CIDADES BRASILEIRAS
Por José Antonio GonçalvesAlgumas questões levantadas até hoje, desde a promulgação da legislação do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, não foram devidamente respondidas e ou não tiveram soluções. Uma das questões está na questão da Segurança Viária no Brasil. Desde 1998 – 2020, tivemos milhares de acidentes rodoviários e urbanos, que motivaram centenas de milhares de mortes no trânsito.
São números que não tiveram baixa nesse período, e a sociedade civil – especialistas – pesquisadores se debruçaram para entender o que de fato estava acontecendo para a existência de estatísticas tão desfavoráveis.
De uma maneira geral, e de forma bem resumida, são vários fatores que compõem a grande maioria de causas prováveis para a ocorrência de acidentes viários no nosso país.
Passando pela atual condição da malha rodoviária federal, de estados e municípios, até na falta de sinalização viária, erros de projetos e má sinalização de trechos em obras e ou deteriorados, sem manutenção e correção.
Voltamos em 2020, levantando questões que foram colecionadas nesse período após a vigência do CTB. E de lá para cá, tivemos avanços nas condições de conscientização da nossa sociedade quanto aos perigos existentes no trânsito urbano, atropelamentos e demais fatalidades que ocorrem nas cidades brasileiras.
A discussão extrapolou os recintos dos seminários e congressos, e retornou as pesquisas e grupos de pesquisas específicos para estudar a segurança viária.
Cabe aqui ressaltar os estudos e pesquisas realizadas na cidade de São Carlos, SP – através da união de pesquisadores da UFSCar e USP, que se debruçaram no entendimento e pesquisa de causas de acidentes, em propor novas modificações e soluções viárias para cruzamentos, travessias, lombo faixas e demais soluções.
Também, nesse interim a publicação de artigos técnicos, seminários e congressos, culminando com a publicação de livro sobre o assunto, reportando didaticamente, para os leitores, conceitos e assuntos pertinentes à segurança viária.
Uma das áreas que pouco se discutia anteriormente, e que ainda até hoje é deixada de lado, é sobre a extensão física do sistema viário municipal, como as calçadas.
Situações anteriores muitas das vezes continuam sem solução, como falta de calçamento nos canteiros centrais de avenidas para que os pedestres possam transitar e realizar travessias com segurança e acessibilidade.
Para abordar rapidamente os problemas que estão presentes no sistema viário – calçadas, iremos propor ao leitor uma leitura complementar nesta introdução, complementar a nossa discussão posterior conforme o sumário deste trabalho.
INTRODUÇÃO COM QUESTÕES BÁSICAS
POR QUE INCLUIR O TRANSPORTE COLETIVO E O TRÂNSITO NA AGENDA DE QUESTÕES SOCIAIS?
O transporte e o trânsito são os únicos serviços que estão por trás de todas as atividades da sociedade. Eles afetam todas as pessoas, todos os dias. O impacto é tanto direto – o deslocamento da pessoa em si – quanto indireto, pela circulação dos bens e das mercadorias que estão sendo usadas pelas pessoas e pelo setor produtivo.
POR QUE DEVEMOS INVESTIR EM TRANSPORTE COLETIVO?
Mais de 75% dos brasileiros residem hoje em áreas urbanas, nas quais a maioria das pessoas depende do transporte coletivo para deslocar-se.
ASSUNTOS E TEMAS APAIXONANTES
Como atuante na área desde 1993, trânsito urbano e transportes são áreas apaixonantes, e sempre com novos desafios e inovações.
Convido o leitor para essa aventura!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): JOSÉ ANTONIO GONÇALVES
- ASIN: B08HXCH6WF
- Editora: José Antonio Gonçalves
- Idioma: Português
- Tamanho: 1594 KB
- Nº de Páginas: 61
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro TRÂNSITO NAS CIDADES BRASILEIRAS: Questões básicas de estudos: TRÂNSITO NAS CIDADES BRASILEIRAS, escrito por JOSÉ ANTONIO GONÇALVES. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.