Traços épico–brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis, de Cardoso Pires, e Felizmente há luar!, de Sttau Monteiro
Por Márcia Regina Rodrigues O principal objetivo desse estudo é apontar, descrever e analisar as formas de transposição dos pressupostos brechtianos de teatro em O render dos heróis, de José Cardoso Pires, e Felizmente há luar! de Luís de Sttau Monteiro e mostrar a relação dessas peças com o período anterior à Revolução de 25 de Abril, especificamente na década de 1960, marcada pelos processos de aplicação da censura. A matriz brechtiana em O render dos heróis e em Felizmente há luar!, além de ser a estética responsável por uma tentativa de inovação das formas dramáticas praticadas em Portugal, também confirma a preocupação dos autores com a expressão de um posicionamento crítico perante a realidade, com os rumos da dramaturgia e com o papel do dramaturgo em seu tempo e lugar.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Márcia Regina Rodrigues
- ASIN: B00RZLH8ES
- Editora: SciELO – UNESP
- Idioma: Português
- Tamanho: 484 KB
- Nº de Páginas: 138
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Traços épico–brechtianos na dramaturgia portuguesa: O render dos heróis, de Cardoso Pires, e Felizmente há luar!, de Sttau Monteiro, escrito por Márcia Regina Rodrigues. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.