TODOS AQUELES VERSOS DE AMOR

Por MARCOS AVELINO MARTINS

Sobre o livro

100º livro do autor, sendo outros 98 deles publicados na Amazon, com exceção de “Poeticamente teu”, da Coleção Prosa e Verso 2018 da Prefeitura de Goiânia. Alguns trechos:

“As gotas que vejo escorrendo pela vidraça / São rastros do amor que tua ausência baniu, / Deixando-me essa saudade que me abraça / Nessa chuva inclemente que a noite não viu…”

“Descobri, não sei por que, / Que meu amor por você / Jamais teve idade, / Apenas eternidade…”

“Essa tristeza que disfarço / Não diz nem metade das coisas / Do que diz minha solidão”

“Para te procurar, / Pelas ruas, a esmo, / Eu me vesti de luar, / E me disfarcei de mim mesmo…”

“Dentro de seus olhos se esconde / A felicidade, que esqueci não sei onde…”

“Na imensidão dos olhos, / Há vários universos / Onde o amor se esconde…”

“Você é meu poema predileto, / Aquele que recito todo dia, / Colhido no jardim secreto / Onde plantei minha Poesia…”

“Não sei mais como expulsar / Esse desespero, esses desenganos. / São poucos metros a nos separar, / Mas são tantos oceanos…”

“Não me peça para definir Poesia, / Pois fiz isto de forma definitiva / Na primeira vez em que amei você…”

“Lembre-se de memórias que jamais teve, / De reminiscências que o próprio tempo esqueceu, / Para celebrarmos o amor que aqui nunca esteve, / Nesse livro de histórias que ninguém nunca leu…”

“A felicidade se esconde atrás de ciladas, / E para atravessar essa estrada doída, / Nós dois andamos sempre de mãos dadas, / Ajudando um ao outro a enfrentar a vida…”

“Acho que vou no bar tomar um Bilac, / Austen que seja tarde demais, / Para Verlaine se te esqueço, / E, como diria Peter Pan: ‘Para o alto e Cervantes’!”

“E enquanto sigo rindo, pela vida afora, / Meu coração por dentro sangra e se dilacera, / Pois já não te quero mais, é certo, / Mas ainda e sempre, te amo…”

“A vida é mesmo uma estranha fiandeira! / Olhando para o teu lindo sorriso apaixonado, / Percebo: o que todos procuram a vida inteira / Sempre esteve aqui, bem do meu lado…”

“Provei dessa boca carmim / Em beijos no meio da rua, / Como pude esquecer assim / Das lembranças de você nua, / Tão perdida, dentro de mim, / E eu, em uma lágrima tua?”

“Já lhe revelei que eu a adoro, / E que você é minha outra metade, / Por isto no sonho onde moro / É o lugar no qual você é de verdade?”

“E em meu olhar a labareda / Despertada quando você aparece, / Cercada de orvalho e seda, / Aos poucos se desvanece, / E lentamente se perde no ar, / E perece na noite que nem a vê, / Pois seu triste destino era sonhar / (Em vão) com você… “

“Vivemos tantas vidas com nosso amor imortal, / Que sempre esteve acima de todo o mal, / E agora, quando me declaro te enfureces, / E vens dizer que nem me conheces?”

“Será que às vezes tem saudade / De como nos amávamos tanto, / Daquela fábula que foi de verdade, / Daquele amor que era puro encanto?”

“Acordei nesse momento desse devaneio exótico, / Voltando à realidade do meu mundo trágico,/ Por tua presença outra vez mais ávido, / À espera do próximo sonho mágico…”

“Depois de algum tempo, quando a dor se acalmar, / Quando não estiver tão exposta essa dor que se vê, / Mesmo assim, não sei se conseguirei me lembrar / Que algum dia preciso me esquecer de você…”

“Quando o vento desfizer essas naves / Frágeis, com papel construídas, / Terei exorcizado o que restou, / E jogado fora as últimas chaves, / A derradeira lembrança que ficou / Do frágil amor que destruiu nossas vidas…”

“Como num livro de Sartre, / Eu vagava sem rumo pelas ruas / E pelas vielas de Montmartre, / Entre mulheres quase nuas…”

“Depois de uma noite eufórica, / E de um último beijo apaixonado, / Deixe-me dormir sob suas pupilas, / Iluminado pelo seu lindo sorriso! / E, se eu não despertar nunca mais, / Que jeito mais feliz de morrer…”

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores