Tecnologias de cuidado de enfermagem obstétrica e seus efeitos sobre o trabalho de parto: Um estudo exploratório

Por EDYMARA TATATAGIBA MEDINA
Baixar Tecnologias de cuidado de enfermagem obstétrica e seus efeitos sobre o trabalho de parto: Um estudo exploratório pdf, epub, mobi, eBook
Este estudo tem como objeto o uso das tecnologias de cuidado de enfermagem obstétrica no acompanhamento do trabalho de parto, visando conhecer a clientela assistida pela enfermagem e descrever os efeitos do uso da tecnologia de enfermagem obstétrica, no acompanhamento do trabalho de parto, no parto e recém-nascido. A fundamentação teórica deste estudo é a teoria de Florence Nightingale. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, documental, com análise quantitativa dos dados. Teve como fonte de dados os registros de parto acompanhados por enfermeiras obstétricas e registros dos dados dos partos acompanhados pelas alunas do curso de especialização em enfermagem obstétrica da URJ, ambos ocorridos em maternidades da rede municipal de saúde da cidade do Rio de Janeiro. A amostra foi de 45 registros de parturientes admitidas em trabalho de parto, na fase ativa, que fizeram uso das tecnologias de cuidado de enfermagem obstétrica. Os dados coletados foram analisados através de tabelas de freqüência e determinação da média, e mediana. Os resultados obtidos demonstraram que a clientela assistida pelas enfermeiras era composta de 37,8% de adolescentes, 55,6% das gestantes eram primíparas, 60,7% tinham menos de 08 anos de estudo, 100% realizaram pré-natal, sendo que apenas 50% freqüentaram mais de 08 consultas e 26,7% apresentaram algum tipo de risco durante a gestação. Em relação ao acompanhamento do trabalho de parto, foi observado um aumento no nº de acompanhantes entre estas gestantes e diminuição das intervenções durante o trabalho de parto. Observou-se que as tecnologias eram utilizadas concomitantemente. A duração do trabalho de parto com a utilização das tecnologias apresentou tempo médio igual ao modelo convencional, enquanto que após os 05cm de dilatação cervical, houve uma redução de 41% no tempo máximo de trabalho de parto acompanhados com tecnologias de cuidado. Durante o parto, observou-se que 64,4% das mulheres pariram na posição convencional e em 75,6% foi realizado a episiotomia, este percentual está longe do preconizado pela OMS/MS, mas demonstra um avanço quando se observam estes indicadores no modelo convencional. Em relação ao índice de APGAR no 5º minuto, observa-se índice zero de asfixia perinatal nos partos acompanhados com as tecnologias de cuidado. Conclusão: as tecnologias de cuidado podem contribuir para o empoderamento da mulher no trabalho de parto, reduzem a asfixia perinatal e tem a mesma duração média do tempo de trabalho de parto do que quando se usa a prática intervencionista, sem aumentarem os riscos de agravo à saúde da gestante e do feto.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): EDYMARA TATATAGIBA MEDINA
  • ASIN: B09BBXYXM7
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 668 KB
  • Nº de Páginas: 73
  • Categoria: Ciências

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Tecnologias de cuidado de enfermagem obstétrica e seus efeitos sobre o trabalho de parto: Um estudo exploratório, escrito por EDYMARA TATATAGIBA MEDINA. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.