Teatro da ruptura: Oswald de Andrade (Sábato Magaldi)
Por Sábato Magaldi“Sob o prisma da dramaturgia, porém, cabe reivindicar a precedência da obra de Oswald de Andrade: O Rei da Vela (escrita em 1933 e publicada em 1937), O Homem e o Cavalo (1934) e A Morta (1937). Muitas das inovações dos textos de Nelson Rodrigues já se encontram nos de Oswald de Andrade”. Este é o ponto de partida de Teatro da Ruptura: Oswald de Andrade, de Sábato Magaldi. Rompendo com a desconfiança (e, por vezes, declarada má vontade) da crítica em relação à obra teatral de Oswald, Sábato Magaldi, após uma releitura atenta de suas peças, concluiu pela “importância excepcional dessa dramaturgia”.
Expondo os seus pontos de vista com clareza e um profundo conhecimento do teatro (em sua dupla vida como obra literária e realização teatral), analisa todas as peças do autor paulista (inclusive inéditos), assinalando a evolução libertadora de Oswald a partir das primeiras experiências, redigidas em francês. O criador autêntico e inovador se firma na “análise furiosa” da realidade brasileira e das classes dominantes, expressa em O Rei da Vela; na condenação implacável da civilização burguesa ocidental, formulada em O Homem e o Cavalo, até a busca de um novo (e talvez equivocado) caminho, na tentativa lírica de A Morta.
Voltando à sua proposição inicial, Magaldi analisa semelhanças fundamentais entre a obra teatral de Oswald e de Nelson, concluindo que, se não houve influência do paulista sobre o pernambucano, pelo menos é inegável a sua precedência.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Sabato Magaldi
- ISBN-10: 8526009184
- ISBN-13: 978-8526009189
- ASIN: B015JQQVZM
- Editora: Global
- Idioma: Português
- Tamanho: 2864 KB
- Nº de Páginas: 174
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Teatro da ruptura: Oswald de Andrade (Sábato Magaldi), escrito por Sabato Magaldi. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.