Superexploração do trabalho e dependência tecnológica na América Latina

Por Gabriela Caramuru Teles

Sobre o livro

A riqueza dos países centrais é a pobreza da periferia do mundo!

A autora explica a estrutural superexploração do trabalho na América Latina a partir do encravado lugar de exportação de matérias-primas baratas e trabalho barato que a periferia do mundo ocupa na divisão internacional do trabalho, desde a invasão dos seus territórios.

No estudo, orientado pela economia política marxista, a superexploração do trabalho aparece engendrada ao atraso tecnológico nos países dependentes.

Enquanto a superexploração freia o incremento tecnológico, permitindo um trabalho mais barato que a maquinaria (às custas do consumo prematuro da vida dos trabalhadores), de outro lado, a dependência tecnológica cristaliza a superexploração como forma de concorrência da América Latina no mercado internacional.

Para a autora, o controle social da produção e a superação da propriedade privada se apresentam como única alternativa de suplantação da condição de dependência econômica e tecnológica na periferia do capitalismo.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores