A segunda parte deste estudo é marcada pela descrição fenomenológica da ideologia. Inicio com considerações sobre a estrutura da consciência, tomando a noção de má-fé em Sartre como chave para a compreensão do mecanismo básico de ‘entranhamento’ da ideologia social em cada indivíduo. Reich fundamenta a análise da materialidade do fenômeno ideológico, entendido não como conteúdo, mas como estrutura de pensamento e ação. A noção de territorialização desenvolvida por Deleuze e Guattari ajuda a compreender o fenômeno da reprodução da produção do qual já falava Althusser, e Castoriadis fornece pistas para a percepção das relações indivíduo versus sociedade. A conclusão do ensaio é marcada por considerações sobre o papel da escola no processo de subjetivação e disseminação da ideologia e busca possibilidades concretas de se romper com o círculo vicioso imposto pela máquina de produção.
Em suma, o leitor encontrará, aqui, uma série de problemas concernentes à máquina escolar como produtora de subjetividades em série, bem como os desafios a serem enfrentados por aqueles que têm como objetivo uma educação voltada para a singularidade.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Silvio Gallo
- Tamanho: 318 KB
- Editora: Alínea
- Idioma: Português
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Subjetividade, ideologia e educação, escrito por Silvio Gallo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.