Sociologia das tendências explora a história recente desse fenômeno e apresenta os principais enfoques teóricos que se debruçaram sobre a investigação das modas. Além disso, examina os mecanismos de propagação das tendências ? desde a imitação até às redes de influência ?, o papel do indivíduo nessas convergências do gosto coletivo e, por fim, as questões centrais que afetam a previsão e o uso das tendências, como a propagação dirigida, o papel das agências de estilo ou o espaço reservado à criatividade.
Trata-se, portanto, de uma introdução amena e acessível ao tema, cheia de anedotas e exemplos, especialmente dirigida a todos os professionais ou estudantes que, de uma maneira ou de outra, estão ligados à criação, à difusão e ao consumo: desenhistas, diretores de arte, estilistas, coolhunters, publicitários, diretores de marketing, jornalistas, críticos, analistas, sociólogos? Um público amplo, que aqui encontrará muitas das respostas que procuram para explicar esse fenômeno coletivo tão vasto e tão pouco estudado.
Guillaume Erner (Paris, 1968) é pesquisador associado do laboratório GEMAS (Groupe d?étude des méthodes de l?analyse sociologique) da Université Paris IV, Sorbonne e professor de sociologia no Institut d?Études Politiques (Sciences-Po Paris) e no Institut Catholique de Paris. Especialista em sociologia do consumo, da moda e das tendências, também é autor de Vítimas da moda? e La société des victimes.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Guillaume Erner
- Tamanho: 1011 KB
- Nº de Páginas: 95
- Editora: Gustavo Gili
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Sociologia das tendências, escrito por Guillaume Erner. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.