Socialização, modos do pensamento e diversidade: Contribuição à compreensão do fracasso escolar na educação pública fundamental
Por Paula Santos Este estudo tem por objetivo problematizar a hipótese de que a condição de pobreza seja causa de patologia cognitiva. Dessa maneira, procuramos analisar como a mente se torna social, à luz das ideias da Sociologia do Conhecimento através da construção teórica de Peter Berger e Thomas Luckmann, da Teoria Histórico-Cultural de Lev S. Vygotsky e das contribuições a cerca da possibilidade da diversidade cognitiva construída a partir de realidades culturais distintas, tal como discutido por Luiz Antônio Gomes Senna. este estudo procura compreender a forma como os sujeitos produzem conhecimentos nos contextos culturais. Durante a abordagem das sustentações teóricas deste trabalho, defende-se que os alunos, sujeitos da aprendizagem, são resultado do processo de produção de significados, realizado com o auxílio dos sistemas simbólicos da cultura. Defendemos ainda, que professores têm sido agentes inocentes da exclusão a medida que desconhecem a figura epistemológica do aluno real e que somente uma educação na perspectiva intercultural, daria conta de preservar e valorizar a diversidade cultural e cognitiva dos sujeitos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Paula Santos
- Tamanho: 668 KB
- Nº de Páginas: 147
- Idioma: Português
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Socialização, modos do pensamento e diversidade: Contribuição à compreensão do fracasso escolar na educação pública fundamental, escrito por Paula Santos. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.