Cláudio Galeno nasceu em Pérgamo, na Ásia Menor, no ano 131 d.C. Seu pai era Élio Nicon, um abastado arquiteto daquela cidade. Nicon chamou seu filho de Γαληνός, que significa tranquilo, pacífico, e embora o médico tenha acabado se revelando um homem de caráter elevado, demonstrava uma inclinação um pouco excessiva para a controvérsia.
Galeno escreveu extensivamente, não apenas sobre anatomia, fisiologia e medicina em geral, mas também sobre lógica; suas análises lógicas, como se revela em Sobre as Faculdades Naturais, são bem exemplificadas em seus escritos médicos.
A importância total de suas contribuições à medicina não parece ter sido reconhecida até algum tempo depois de sua morte, mas eventualmente, como já assinalado, os termos Galenismo e medicina grega tornaram-se praticamente sinônimos.
Galeno foi muito mais do que um mero compilador e sistematizador do trabalho de outros: foi grande o suficiente para poder não apenas coletar, digerir e assimilar todo o melhor do trabalho feito antes de seu tempo, mas, acrescentando a isso o resultado de suas próprias observações, experimentos e reflexões, apresentar todo um “sistema” articulado mostrando aquele equilíbrio perfeito de partes que é o critério essencial de uma obra de arte. Constantemente, em seus escritos vamos encontrar traços da influência, entre outros, de Platão, Aristóteles e escritores da escola estoica.
Para finalizar, então: Que contribuição Galeno pode trazer para a arte da cura nos dias de hoje? Não foi, certamente, sem razões que o grande homem de Pérgamo estabeleceu leis ao mundo médico por mais de mil anos!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Galeno
- ASIN: B09J2YLQ93
- Editora: Simplíssimo
- Idioma: Português
- Tamanho: 1306 KB
- Nº de Páginas: 223
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Sobre as Faculdades Naturais, escrito por Galeno. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.