Só é Preso Quem Quer!: Impunidade e Ineficiência do Sistema Criminal Brasileiro
Por Marcelo Cunha de AraujoQue no Brasil o rico nunca (ou quase nunca) vai preso todos sabem. É uma obviedade notória e indiscutível. Nas últimas décadas, entretanto, a população estarrecida viu também que mesmo o criminoso pobre começou a ser “beneficiado” por essa mesma impunidade. Ficamos abismados com o fato de que o policial, ao prender um menor por tráfico de drogas, sai da delegacia depois do próprio adolescente – que é liberado imediatamente enquanto o militar tem que realizar os procedimentos burocráticos. Todas as vezes que ligamos a televisão e vemos um caso gravíssimo de corrupção “desvendado” por uma equipe de reportagem ou o noticiário de um riquinho playboy que matou no trânsito, pensamos automaticamente: “não vai dar em nada”. Isso não é normal e nem é uma característica de um país sério.
Para completar o absurdo, após toda impunidade que salta aos olhos de qualquer pessoa, sempre há algum “especialista” da área do Direito Penal para “explicar” à população que exigir a punição severa de crimes bárbaros é algo atrasado e quase que medieval. Para tanto usam chavões como “a prisão não ressocializa” ou algo do gênero. Enquanto isso, os menores continuam morrendo no tráfico, os corruptos continuam se esbanjando com o dinheiro público, os motoristas continuam dirigindo bêbados e os assassinos continuam livres. As vítimas e seus parentes nunca são vistas pelos tantos defensores dos “Direitos Humanos” – possuídos apenas pelos criminosos.
O livro “Só é Preso Quem Quer!” tenta explicar, de forma clara e objetiva, ao leitor inconformado com esses absurdos o que há por trás de tanto juridiquês. Como se produzem a impunidade e esses especialistas que dominam o ensino do Direito no Brasil e o que eles ganham com isso. Não se trata de um livro destinado exclusivamente ao público da área jurídica. Trata-se de um desabafo de um Promotor de Justiça que visa à conscientização de toda a população a partir da explicitação de quem ganha com a impunidade e do por quê ela se perpetua.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Marcelo Cunha de Araujo
- ISBN-10: 8576266393
- ISBN-13: 978-8576266396
- ASIN: B01D0HVVF2
- Idioma: Português
- Tamanho: 2523 KB
- Nº de Páginas: 292
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Só é Preso Quem Quer!: Impunidade e Ineficiência do Sistema Criminal Brasileiro, escrito por Marcelo Cunha de Araujo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.