Simulação Virtual: nas regras de engajamento
Por Juliano Dill de Almeida CardosoO combate evoluiu das simulações mecânicas para a nova era da virtualidade. Nessa obra, Juliano D. A. Cardoso, Capitão do Exército Brasileiro, aborda a evolução histórica do emprego da simulação virtual nas instruções de Regras de Engajamento (RE). As RE são preceitos para regular o uso do armamento e o emprego da força letal ou menos letal, dentro de critérios jurídicos preestabelecidos, observando os princípios da proporcionalidade, razoabilidade e legalidade. Sua capacitação prevê o treinamento de inúmeras condutas, visando enfrentar as diversas situações de proteção aos cidadãos e aos bens patrimoniais, sob ameaça.
Assim, esta obra mostrará que os simuladores virtuais surgiram como uma das possíveis ferramentas de instrução militar que podem ser empregadas, no adestramento dos militares de Exército Brasileiro, podendo com êxito desenvolver perícias e habilidades necessárias ao adestramento em Regras de Engajamento.
Para o desenvolvimento dessa investigação, foi feita uma pesquisa de campo com entrevistas a oficiais instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) que preparam os contingentes brasileiros para as missões de Paz, na matéria Regras de Engajamento e engenheiros do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) – que atuam no Grupo Especial de Simuladores, responsável pelo desenvolvimento da simulação virtual para o emprego na Força Terrestre.
Além disso, foi realizado um questionário com oficias que comandaram pelotões e ou subunidades na Missão de Paz do Haiti e que realizaram sua preparação com o emprego do simulador virtual de Regras de Engajamento.
Ao final, após definir os parâmetros e comprovar os benefícios desse tipo de treinamento foi elaborada uma sugestão de Caderno de Instrução que sintetiza a pesquisa e sugere como a simulação deve ser empregada.
Confira os assuntos que serão abordados nesta obra:
- Simulação virtual ao longo dos tempos.
- Modalidade de simulação.
- Aplicações militares dos simuladores virtuais.
- Integração das modalidades de simulação no ensino militar.
- Aplicações militares dos simuladores virtuais.
- Integração das modalidades de simulação no ensino militar.
- Operações de Garantia da Leia e da Ordem e Missões de Paz.
- Regras de engajamento.
- Emprego da Simulação no Exército Brasileiro.
- Situação presente da simulação no EB.
- Simulação Virtual no uso proporcional da Força.
- A experiência do CCOPAB.
- A utilização de simuladores virtuais nas Forças Auxiliares.
- Simulação Virtual desenvolvida no Exército Brasileiro.
- Nível de adestramento, atualmente, alcançado em regras de engajamento.
- Fatores que distinguem o nível da instrução de regras de engajamento.
- Aspectos relevantes para o emprego do simulador virtual.
- Parâmetros e principais dificuldades para a implantação.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Juliano Dill de Almeida Cardoso
- ASIN: B07G6WG79V
- Idioma: Português
- Tamanho: 39120 KB
- Nº de Páginas: 236
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Simulação Virtual: nas regras de engajamento, escrito por Juliano Dill de Almeida Cardoso. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.