Simetria nos estudos para violão de Villa–Lobos
Por Ciro Paulo Visconti Canellas Alinhado às mais recentes pesquisas dedicadas à investigar a obra de Heitor Villa-Lobos, o livro demonstra, através de análises detalhadas, técnicas e estratégias utilizadas pelo compositor em sua famosa série de estudos que envolvem relações entre a simetria e a música.
Mesmo que Villa-Lobos seja um dos compositores brasileiros mais importantes, a pesquisa musical de sua obra se concentrou durante décadas basicamente em sua contribuição para o modernismo brasileiro, e na avaliação de seu projeto de educação musical chamado Canto Orfeônico, abandonando (com raras exceções) aspectos importantes de sua técnica de composição. Esta carência colaborou para criar uma imagem de que ele fosse um compositor intuitivo e de pouca técnica. O livro Simetria nos Estudos para violão de Villa-Lobos procura mostrar não só que o compositor adotou estratégias para suas composições, como que algumas delas exploravam o cálculo matemático e a simetria como elementos fundamentais, o que se opõe radicalmente à imagem de músico intuitivo atribuída a ele. A vantagem desta abordagem é poder observar como a música de Villa-Lobos dialogava com a de outros compositores contemporâneos a ele, como Bartók e Stravinsky, por explorar estratégias semelhantes. Este trabalho está alinhado a uma nova pesquisa da música villalobiana produzida em grande parte pelos integrantes PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos) coordenado pelo Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles.
Mesmo que Villa-Lobos seja um dos compositores brasileiros mais importantes, a pesquisa musical de sua obra se concentrou durante décadas basicamente em sua contribuição para o modernismo brasileiro, e na avaliação de seu projeto de educação musical chamado Canto Orfeônico, abandonando (com raras exceções) aspectos importantes de sua técnica de composição. Esta carência colaborou para criar uma imagem de que ele fosse um compositor intuitivo e de pouca técnica. O livro Simetria nos Estudos para violão de Villa-Lobos procura mostrar não só que o compositor adotou estratégias para suas composições, como que algumas delas exploravam o cálculo matemático e a simetria como elementos fundamentais, o que se opõe radicalmente à imagem de músico intuitivo atribuída a ele. A vantagem desta abordagem é poder observar como a música de Villa-Lobos dialogava com a de outros compositores contemporâneos a ele, como Bartók e Stravinsky, por explorar estratégias semelhantes. Este trabalho está alinhado a uma nova pesquisa da música villalobiana produzida em grande parte pelos integrantes PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos) coordenado pelo Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ciro Paulo Visconti Canellas
- ISBN-10: 8546202826
- ISBN-13: 978-8546202829
- ASIN: B01JGPCFK2
- Editora: Paco Editorial
- Idioma: Português
- Tamanho: 4224 KB
- Nº de Páginas: 206
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Simetria nos estudos para violão de Villa–Lobos, escrito por Ciro Paulo Visconti Canellas. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.