Por Marínea Maria Fediuk
Psicóloga Mestre
O autor paulista, filho de pais catarinenses, adotou Joinville como sua terra de coração e desse amor nasceu o desejo de construir esse romance e de forma intensa se aprofundou numa das história sangrentas do Brasil vivida no sul do país, a Guerra do Contestado, em que em a contestação de um povo sofrido foi sufocada com violência, sangue e milhares de mortes.
A história vai se desenrolando e mostrando o contexto cultural que construía a personalidade dos homens e mulheres da época, a bravura e a dignidade de uns contestada com a crueldade e ausência de escrúpulos de outros. A religiosidade se torna presente desde o primeiro capítulo, bem como a dignidade construída a partir da valores de respeito e ausência de discriminação.
O romance vai tecendo as linhas que unem a história da família Almeida a dos vários homens que ocuparam o lugar do lendário João Maria, demonstrando que mesmo sendo da classe dominante, há lugar na família Almeida para a clareza do que era justo e digno, superando os interesses econômicos para defender um povo injustiçado entregue a má sorte da crueldade e da ganância humana.
O autor consegue levar o leitor a compreender que mesmo naquele cenário horrível de hostilidade havia o lugar do amor verdadeiro, daqueles que encantam e fazem sorrir com brilho nos olhos. Mas, o autor não poupa o leitor de entrar nos pormenores das torturas sádicas que tomam conta dos homens num contexto de guerra, o sadismo que se delicia com subjugar mulheres e crianças indefesas, bem como aniquilar homens íntegros fazendo o sofrer pelas escolha do bom caminho.
Ler este livro é conhecer a dor que inundou de sangue o sul do Brasil, uma Guerra entre pares, em que como na história de Abel e Caim, o mal e o bem se conflitam, sendo que o mal muitas vezes se disfarça de bons modos para conseguir seu feito, e isto o personagem Santo Cristo vivencia no decorrer de toda a sua trajetória. O tempo e o destino fazem a trajetória dos personagens se entrelaçarem e mostra que a ligação entre as pessoas por meio de sentimentos de gratidão e compaixão é a forma de manter a integridade e a verdadeiro amor, seja este no romance, nos vínculos familiares ou na amizade.
Um obra a ser digerida pelo povo do sul ao gosto do bom chimarrão, e discutido num bom churrasco entre familiares e amigo, e um possibilidade de leitores do conhecerem a história e a cultura do povo sulista viajando nas palavras desenhadas pelo autor para nos fazer viajar nas diferentes e complexas emoções humanas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): R. Freitas
- Tamanho: 3196 KB
- Nº de Páginas: 286
- Categoria: Ação e aventura
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Serra–Acima – O Tempo e o Destino, escrito por R. Freitas. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.