Se eu Ensinar Assim, o que será que o meu Aluno Aprende?: Estudo dos Efeitos de Duas Estratégias de Ensino na Aprendizagem de Língua Estrangeira (Italiano)
Por Paula Garcia de Freitas O que precisam fazer uma professora ou um professor de uma língua estrangeira para que seus alunos aprendam? O que significa “saber” uma língua estrangeira? Existem atividades que, no processo de ensino e aprendizagem, ajudam mais do que outras? São essas algumas das perguntas que o livro Se eu ensinar assim, o que será que o meu aluno aprende? vai ajudar suas leitoras e seus leitores a responder.
Partindo de um profícuo diálogo entre teoria e prática e da análise dos dados de uma pesquisa empírica conduzida com rigor, Paula Garcia de Freitas apresenta reflexões e propostas concretas, que se baseiam em sua longa experiência como pesquisadora e professora de italiano a brasileiros e podem ser utilizadas por todos aqueles que querem ensinar e aprender uma língua.
O livro começa discutindo teorias essenciais para entender as diferentes formas de aprender e ensinar, seleciona estudiosos e conceitos, sabiamente colocados em relação, explica como podem ser identificadas e como se podem colocar em prática as diferenças entre estratégias implícitas e explícitas no ensino, na aprendizagem e no conhecimento de uma língua.
Em seguida é ilustrado o estudo realizado com duas estruturas da língua italiana (presente indicativo e passato prossimo) e, sobretudo, os resultados que a pesquisa produziu a partir de uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa. O leitor vai descobrir qual foi o efeito de duas diferentes maneiras de ensinar e “quanto aprenderam” os alunos em aulas pensadas aplicando metodologias distintas.
Depois, a voz da professora/pesquisadora se une à voz dos alunos: são comentadas e compartilhadas impressões que este livro agora divulga para que saiam da universidade e entrem nas salas de aula de mais professoras e professores.
Com certeza, uma contribuição que pode mudar a prática cotidiana e trazer uma maior consciência aos que ensinam e aos que aprendem línguas, que poderão ver com outros olhos suas escolhas do dia a dia.
Partindo de um profícuo diálogo entre teoria e prática e da análise dos dados de uma pesquisa empírica conduzida com rigor, Paula Garcia de Freitas apresenta reflexões e propostas concretas, que se baseiam em sua longa experiência como pesquisadora e professora de italiano a brasileiros e podem ser utilizadas por todos aqueles que querem ensinar e aprender uma língua.
O livro começa discutindo teorias essenciais para entender as diferentes formas de aprender e ensinar, seleciona estudiosos e conceitos, sabiamente colocados em relação, explica como podem ser identificadas e como se podem colocar em prática as diferenças entre estratégias implícitas e explícitas no ensino, na aprendizagem e no conhecimento de uma língua.
Em seguida é ilustrado o estudo realizado com duas estruturas da língua italiana (presente indicativo e passato prossimo) e, sobretudo, os resultados que a pesquisa produziu a partir de uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa. O leitor vai descobrir qual foi o efeito de duas diferentes maneiras de ensinar e “quanto aprenderam” os alunos em aulas pensadas aplicando metodologias distintas.
Depois, a voz da professora/pesquisadora se une à voz dos alunos: são comentadas e compartilhadas impressões que este livro agora divulga para que saiam da universidade e entrem nas salas de aula de mais professoras e professores.
Com certeza, uma contribuição que pode mudar a prática cotidiana e trazer uma maior consciência aos que ensinam e aos que aprendem línguas, que poderão ver com outros olhos suas escolhas do dia a dia.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Paula Garcia de Freitas
- ISBN-10: 8547343245
- ISBN-13: 978-8547343248
- ASIN: B092MQF2Q2
- Editora: Appris
- Idioma: Português
- Tamanho: 4594 KB
- Nº de Páginas: 330
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Se eu Ensinar Assim, o que será que o meu Aluno Aprende?: Estudo dos Efeitos de Duas Estratégias de Ensino na Aprendizagem de Língua Estrangeira (Italiano), escrito por Paula Garcia de Freitas. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.