Schopenhauer e o Budismo: Fundamentos da Ética, crítica à Kant e as objeções de Tugendhat
Por Sérgio Peixoto MendesNo seu aspecto filosófico, este livro procura pôr luz sobre as controvérsias em torno das possíveis influências do pensamento do Oriente na filosofia schopenhaueriana como um todo. Se propõem a demonstrar que não há dúvidas quanto a influência do Budismo na filosofia moral schopenhaueriana, uma vez que o próprio Schopenhauer se utiliza de conceitos da doutrina de Buddha nos seus próprios textos.
Mas, afinal, quanto da sabedoria do Oriente podemos encontrar na filosofia moral, ou seja, na ética, de Schopenhauer? E quais são os contrapontos e objeções de Tugendhat ao fundamento da moral schopenhaueriana?
É isso que vamos procurar responder no decorrer deste livro.
Dividimos nosso desafio em três capítulos, como segue:
No capítulo primeiro, vamos expor a proposta do fundamento da moral em Schopenhauer e sua crítica a proposta de Kant;
As objeções de Tugendhat a esse fundamento, aparecerão no capítulo segundo;
Por último, no capítulo terceiro, apresentaremos uma possível explicação para a crítica feita por Tugendhat, usando um caminho alternativo, a doutrina oriental, especialmente o Budismo.
Veremos, também, como a fórmula “Tat tvam asi”, que agrupa Brahman com Ãtman, influenciou o conceito de “compaixão” forjado por Schopenhauer para fundamentar sua filosofia moral.
Ao afirmar a coisa-em-si como VONTADE, Schopenhauer viu-se diante dos clamores do mundo. Assim, sua ética só poderia estar fundamentada na compaixão.
Este livro ainda apresenta, na forma de um apêndice de poucas páginas, uma brevíssima história da ética, de Sócrates a Peter Singer, confira!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Sérgio Peixoto Mendes
- Tamanho: 517 KB
- Nº de Páginas: 94
- Idioma: Português
- Categoria: religioso Política e Ciências Sociais
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Schopenhauer e o Budismo: Fundamentos da Ética, crítica à Kant e as objeções de Tugendhat, escrito por Sérgio Peixoto Mendes. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.