Saúde na Fronteira Brasil–Venezuela

Por Lincoln Costa Valença

Sobre o livro

Compreender os desafios da gestão em saúde em zonas de fronteiras, observando os direitos sociais, políticos e econômicos que exemplificam a construção da utilização dos serviços de saúde por estrangeiros.

Os objetivos são Analisar as ações dos Gestores do SUS sobre a saúde na Fronteira do extremo Norte do Brasil; Caracterizar as demandas dos atendimentos de venezuelanos nas unidades de saúde de Roraima; e Compreender as atividades de formação dos gestores em Roraima a partir dos relatórios da Rede Colaborativa do COSEMS/RR.

O debate acerca da relação entre a migração venezuelana e a gestão da saúde em Roraima torna-se necessário principalmente pela urgência, aumento da demanda e da falta de recurso.

As ações dos gestores do SUS são analisadas, principalmente nos municípios de Pacaraima e Boa Vista, como também são identificados os atendimentos de venezuelanos nas unidades de saúde de Roraima.

Deste modo, foi observado que o aumento dos atendimentos em saúde acompanhou o crescimento da imigração venezuelana, no entanto, sem o aumento proporcional dos recursos financeiros. Palavras-Chave: Migrantes, Refugiados, Gestores Públicos, Políticas Públicas de Saúde.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores