Saúde da Mulher e a Automedicação: Volume 3: Osteoporose, Vacinação. Suplementos Vitamínicos, Plantas Medicinais e Prevenção Quaternária

Por Herbert Arlindo Trebien
Baixar Saúde da Mulher e a Automedicação: Volume 3: Osteoporose, Vacinação. Suplementos Vitamínicos, Plantas Medicinais e Prevenção Quaternária pdf, epub, mobi, eBook
O Livro Saúde da Mulher e a Automedicação, surgiu como uma proposta ao projeto Automedicação Riscos e Benefícios, coordenado pelo Prof. Dr. Herbert Arlindo Trebien, a partir de uma palestra sobre Anticoncepção ministrada à comunidade Madre Tereza de Calcutá, em Florianópolis (SC). A palestra “Os riscos da automedicação e o Uso de anticoncepcionais” realizada no dia 15/04/2014 pode esclarecer dúvidas da comunidade sobre a automedicação e saúde da mulher.
Neste Volume 3, abordaremos a relação da Automedicação e Saúde da Mulher nos campos da Osteoporose, Vacinação. Suplementos Vitamínicos, Plantas Medicinais e Prevenção Quaternária.
A osteoporose é uma doença caracterizada por uma baixa massa óssea, alteração da microarquitetura óssea e fragilidade esquelética, resultando em um maior risco de fratura. É uma doença que acomete mais mulheres do que homens.
Vacinas são suspensões de microrganismos patogênicos que têm como função a formação de anticorpos contra determinado agente infectante. Uma forma competente de eliminar patologias de nosso meio, que traz grandes benefícios, podendo até mesmo causar a erradicação de moléstias. Entretanto, existem muitas dúvidas frequentes quanto a utilização e aos compostos das vacinas.
Suplementos vitamínicos são compostos industrializados que visam compreender doses dos complexos vitamínicos em uma cápsula, que deve ser tomada periodicamente. Entretanto, apenas devem ser acrescentados a dieta se os alimentos ingeridos não contém a quantidade adequada de vitaminas necessárias. Ou seja, requerem acompanhamento profissional para sua inclusão a rotina alimentar.
A automedicação com plantas para fins medicinais como tratamento, cura e prevenção de doenças é um dos costumes mais antigos da humanidade. Definida como sendo a utilização indiscriminada de medicamentos, sem prescrição, orientação e/ou acompanhamento de um profissional da área de saúde, a automedicação tem origem na cultura popular trazida através dos tempos. No caso específico de plantas medicinais, a livre disponibilidade e os baixos custos incentivam a procura por grande parcela da população, favorece ainda mais a prática da automedicação.
Em meio aos avanços tecnológicos na área da saúde, estamos vivendo uma “overdose” de informações que tem induzido a população à realização de uma série de procedimentos diagnósticos e suplementações farmacológicas por estar se sentindo doente e ansiosa por prevenção. Conflito de interesses e dificuldades em estabelecer recomendações gerais de grande alcance populacional tem feito com que os profissionais da saúde precisem se contextualizar sobre conceitos tais como: custo-efetividade, medicina baseada em evidências, consenso de especialistas, overtreatement, overdiagnosis e, por fim Prevenção Quaternária.
O livro que o leitor tem em mãos, trás os principais temas referentes à Saúde da Mulher e o que há de mais atual no assunto, utilizando a medicina baseada em evidências assim como, relatos e experiências vivenciadas pelo Projeto Automedicação Riscos e Benefícios.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Herbert Arlindo Trebien
  • ISBN-10: 1549684728
  • ISBN-13: 978-1549684722
  • ASIN: B075FHGGM7
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 2481 KB
  • Nº de Páginas: 252
  • Categoria: Medicina

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Saúde da Mulher e a Automedicação: Volume 3: Osteoporose, Vacinação. Suplementos Vitamínicos, Plantas Medicinais e Prevenção Quaternária, escrito por Herbert Arlindo Trebien. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.