Sartre: direito e política: Ontologia, liberdade e revolução
Por Silvio Luiz de AlmeidaNeste livro, o direito e a política são lidos à luz da densidade teórica e crítica da obra filosófica do pensador francês, seja no período inicial, com sua ênfase ontológico-existencial e sociopsicológica – em que uma aguda crítica à ética tradicional e à ideologia jurídica já pode ser vislumbrada -, seja mais tarde, quando a ênfase histórico-social resultará em um dos momentos de maior originalidade da filosofia contemporânea: a síntese entre marxismo e existencialismo. Essa polêmica relação se evidencia, de modo especial, em Questão de método (1957) e Crítica da razão dialética (1960), livros em que Sartre expõe com profundidade os laços que unem o direito, a política e a estrutura social capitalista.
Em tempos em que intelectuais e políticos conformam-se em oferecer saídas jurídicas ou por via de arranjos estatais para os impasses de uma sociedade que afunda na exploração, na miséria e nas guerras, Silvio Luiz de Almeida, em busca de um outro futuro, nos mostra que retomar Sartre é mais do que oportuno, é necessário. O pensador francês nos ensina que a liberdade emerge no seu sentido mais concreto justamente no ato de negação radical de instituições ou de normas que busquem determinar as possibilidades humanas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Silvio Luiz de Almeida
- ISBN-10: 8575594982
- ISBN-13: 978-8575594988
- ASIN: B078WYPNXG
- Editora: Boitempo Editorial
- Idioma: Português
- Tamanho: 2223 KB
- Nº de Páginas: 336
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Sartre: direito e política: Ontologia, liberdade e revolução, escrito por Silvio Luiz de Almeida. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.