Salazar no Brasil: A colónia portuguesa no Brasil e o salazarismo (1928–1960)
Por Heloisa PauloSobre o livro
Este livro é baseado numa obra intitulada “Aqui também é Portugal! A colónia portuguesa do Brasil e o Salazarismo”, publicada em 2000.
É uma edição melhorada da publicação anterior e o seu objetivo é tentar traçar a trajetória da adesão de uma parcela dos emigrantes portugueses radicados no Brasil ao salazarismo.
A cidade do Rio de Janeiro, então capital daquele país, foi escolhida com referencial desta pesquisa, já que constitui até à década de cinquenta o principal núcleo da colónia portuguesa em terras brasileiras.
A partir da história das portuguesas, em especial, da Federação das Associações Portuguesas do Brasil, é reconstituída a evolução do núcleo da colónia defensor da ideologia do Estado Novo, sendo este defesa feita através dos meios de comunicação administrados pelos emigrantes e de manifestações públicas de apoio à política do regime.
Por outro lado, pretende-se analisar as fortes relações que são estabelecidas entre a sociedade emigrante e o governo português.
Neste contexto, é dado destaque à dimensão heróica assumida pela figura de Oliveira Salazar na colónia e à ação das associações na organização de manifestações de apoio à política do Estado Novo português levadas a cabo no Brasil.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores







![62 Livros da Coleção Educadores em Domínio Público [PDF] 62 Livros da Coleção Educadores em Domínio Público [PDF]](https://livrariapublica.com.br/wp-content/uploads/Livros-Colecao-Educadores-PDF.webp)






