Saberes Experienciais Docentes: As (auto)biografias de professores não–licenciados
Por Viana Patricio Barbosa Neto Este livro é resultado da dissertação de mestrado defendida na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, onde buscamos, através das histórias de vida, compreender como profissionais não-licenciados vieram a se tornar professores. De um universo de 26 professores não-licenciados, dentro dos critérios estabelecidos, foram selecionados 6 docentes, que realizaram a escrita de suas histórias de vida em uma perspectiva temática. Utilizamos, assim, o delineamento metodológico (auto)biográfico e estabelecemos a narrativa individual escrita e os questionários biográficos temáticos reflexivos como os principais elementos do corpus de análise desta pesquisa. Para entender este processo do tornar-se professor, a discussão é iniciada a partir do que é ser professor na perspectiva dos saberes atinentes ao ofício da docência; através dos saberes docentes, com ênfase nos experienciais, buscou-se visualizar o professor em sua constitutividade pessoal-profissional. A ênfase que é dada aos saberes experienciais ancora-se nas compreensões que são apresentadas por Nóvoa (2010), Tardif (2014) e Josso (2000), que, em suas particularidades, percebem a importância das experiências de vida no processo de constituição/formação do ser professor. Esta importância percebida encaminha o estudo às histórias de vida e à compreensão do valor heurístico das biografias através de Ferraroti (2010) e Goodson (2015). Sendo, na sequência, apresentada a perspectiva formativo-investigativa que a escrita de si favorece, através de Nóvoa (2010), Souza (2006) e Passeggi (2011), mediante as nuances do movimento e do trabalho (auto)biográfico. O status de saber que Tardif (2014) categoricamente dá à experiência é, neste estudo, ampliado e subdividido através dos saberes experienciais de referência e dos saberes experienciais da prática; a partir dessas duas categorias, foram analisadas as histórias de vida dos seis professores não-licenciados, sendo possível identificar através de suas falas e de seus contextos, as necessidades, oportunidades, desejos e motivações que os direcionaram à docência, bem como as dificuldades e superações que enfrentaram no início de sua prática, favorecendo assim a compreensão do “como me tornei professor?” Dentre outros resultados, ante o entendimento desse processo, pode ser percebido que o contexto tido pela expansão da rede federal de ensino favoreceu as oportunidades de direcionamento à docência, mas, ao mesmo tempo, tendo em vista a diversidade de oferta de um Instituto, trouxe alguns desafios para esses profissionais. Pode-se, ainda, perceber que, para os não-licenciados, que não tiveram uma formação pedagógica, as suas referências do modus de ser professor, de agir e interagir em sala de aula, são tidas perante as experiências vivenciadas enquanto alunos, através da referência de seus professores, mas que também foram conquistadas mediante a própria prática docente no dia-a-dia com os alunos. Foi possível, por fim, compreender, sobretudo, que tornar-se professor não é um ato concluso, é um processo continuum, que se estabelece na perspectiva de um eterno vir a ser de aprendizagens e ressignificações pessoais e profissionais.
A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros, onde buscamos, através das histórias de vida, compreender como profissionais não-licenciados vieram a se tornar professores. De um universo de 26 professores não-licenciados, dentro dos critérios estabelecidos, foram selecionados 6 docentes, que realizaram a escrita de suas histórias de vida em uma perspectiva temática. Utilizamos, assim, o delineamento metodológico (auto)biográfico e estabelecemos a narrativa individual escrita e os questionários biográficos temáticos reflexivos como os principais elementos do corpus de análise desta pesquisa. Para entender este processo do tornar-se professor, a discussão é iniciada a partir do que é ser professor na perspectiva dos saberes atinentes ao ofício da docência; através dos saberes docentes, com ênfase nos experienciais, buscou-se visualizar o professor em sua constitutividade pessoal-profissional. A ênfase que é dada aos saberes experienciais ancora-se nas compreensões que são apresentadas por Nóvoa (2010), Tardif (2014) e Josso (2000), que, em suas particularidades, percebem a importância das experiências de vida no processo de constituição/formação do ser professor. Esta importância percebida encaminha o estudo às histórias de vida e à compreensão do valor heurístico das biografias através de Ferraroti (2010) e Goodson (2015). Sendo, na sequência, apresentada a perspectiva formativo-investigativa que a escrita de si favorece, através de Nóvoa (2010), Souza (2006) e Passeggi (2011), mediante as nuances do movimento e do trabalho (auto)biográfico. O status de saber que Tardif (2014) categoricamente dá à experiência é, neste estudo, ampliado e subdividido através dos saberes experienciais de referência e dos saberes experienciais da prática; a partir dessas duas categorias, foram analisadas as histórias de vida dos seis professores não-licenciados, sendo possível identificar através de suas falas e de seus contextos, as necessidades, oportunidades, desejos e motivações que os direcionaram à docência, bem como as dificuldades e superações que enfrentaram no início de sua prática, favorecendo assim a compreensão do “como me tornei professor?” Dentre outros resultados, ante o entendimento desse processo, pode ser percebido que o contexto tido pela expansão da rede federal de ensino favoreceu as oportunidades de direcionamento à docência, mas, ao mesmo tempo, tendo em vista a diversidade de oferta de um Instituto, trouxe alguns desafios para esses profissionais. Pode-se, ainda, perceber que, para os não-licenciados, que não tiveram uma formação pedagógica, as suas referências do modus de ser professor, de agir e interagir em sala de aula, são tidas perante as experiências vivenciadas enquanto alunos, através da referência de seus professores, mas que também foram conquistadas mediante a própria prática docente no dia-a-dia com os alunos. Foi possível, por fim, compreender, sobretudo, que tornar-se professor não é um ato concluso, é um processo continuum, que se estabelece na perspectiva de um eterno vir a ser de aprendizagens e ressignificações pessoais e profissionais.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Viana Patricio Barbosa Neto
- Tamanho: 6711 KB
- Nº de Páginas: 183
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Saberes Experienciais Docentes: As (auto)biografias de professores não–licenciados, escrito por Viana Patricio Barbosa Neto. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!