Rumo à identidade

Por Colette Soler

Sobre o livro

Na psicanálise, o sujeito que é convocado a “se dizer”, é, por definição, em falta de identidade. “Que sou?” é a sua questão, mas, sendo somente representado por suas palavras, seu ser está “sempre alhures”, em outras palavras, por vir.

Paradoxo, portanto: busca-se pela fala a identidade de um ser que não é identificável na fala.

Não importa que ele tenha um corpo e que seja tomado por distúrbios que a psicanálise, de Freud a Lacan, identificou muito bem e que, não por acidente, se nomeia como repetição e sintoma, e que desloca a questão da identidade porque Um real aí está em jogo.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores