Greenwood floresceu e tornou-se um símbolo de riqueza, orgulho e unidade negros. Em seu auge, o centro de negócios gabava-se de várias mercearias, boates, drogarias, igrejas, casas funerárias, restaurantes, bancos, hotéis e coisas do gênero. A comunidade era completamente auto-suficiente e tornou-se o lar de muitos empresários multimilionários negros. Com esse crescimento e sucesso veio a inveja dos Tulsans brancos. Muitos dos negócios em Greenwood eram mais prósperos do que os da comunidade branca. As tensões raciais e econômicas logo entraram em ebulição em maio de 1921.
Em 30 de maio, Dick Rowland, um engraxador de 19 anos de idade em um salão da Main Street, pegou o elevador do prédio próximo para usar o banheiro. Na época, o operador de elevador branco em serviço tinha 17 anos, Sarah Page.
O que aconteceu enquanto os dois estavam no elevador ainda não está claro, mas resultou em Page acusando Rowland de agressão sexual. Embora ela nunca tenha apresentado queixa, o dano foi feito. A história fez a primeira página do Tulsa Tribune com o título “Nab Negro por atacar menina em elevador”, enquanto começaram a circular rumores de que um linchamento branco estava à procura de Rowland.
O incidente dividiu ainda mais a cidade com um lado acreditando que Rowland violou Page e o outro mantendo a crença de que ele simplesmente tropeçou quando entrou no elevador e agarrou no braço de Page enquanto ele tentava pegar seu equilíbrio”.
-BWS
Nas vinte e quatro horas seguintes, a cidade foi queimada em chamas. Morreram pessoas, algumas foram torturadas e outras violadas. Apenas algumas pessoas sobreviveram para contar a história daquele dia terrível, venha ver o que aconteceu com Dick Rowland e o resto da cidade.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Kristy Archer
- Tamanho: 286 KB
- Nº de Páginas: 40
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro rua preta da parede: a história do império caído, escrito por Kristy Archer. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.