Os romances, reconstituindo a história, compõem o fio narrativo. Os cenários, situando os ambientes, marcam as mudanças de atmosfera e localizam os acontecimentos. As falas, por sua vez, representam uma intervenção de Cecília, que tece comentários e leva o leitor à reflexão sobre os fatos históricos.
Esta edição comemorativa traz uma fortuna crítica (ensaios de diversos autores que falam sobre a obra) com textos de Alfredo Bosi, Miguel Sanches Neto, Hélio Pólvora, Paulo Rónai, Darcy Damasceno, Walmir Ayala, Maria da Glória Bordini e Flávio Loureiro Chaves, além de um caderno de fotos de Cecília Meireles em viagem pelas cidades históricas mineiras.
Os poemas aqui reunidos – cada qual com vida própria – formam um longo e único poema, lírico e épico ao mesmo tempo em que conta a história de Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira. Elaborado por meio de uma profunda pesquisa, a conspiração revolucionária de poetas é recriada com maestria pela imensa poeta Cecília Meireles.
A mim, o que mais me doera,
se eu fora o tal Tiradentes,
era o sentir-me mordido
por esse em quem pôs os dentes.
Mal-empregado trabalho,
na boca dos maldizentes!
[…]
(Romance XLVI ou do caixeiro Vicente)
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Cecília Meireles
- ISBN-10: 8599896377
- ISBN-13: 978-8599896372
- ASIN: B07NGWHF37
- Editora: Global
- Idioma: Português
- Tamanho: 2645 KB
- Nº de Páginas: 295
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Romanceiro da Inconfidência, escrito por Cecília Meireles. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.