Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas: Para salvação de aquíferos, nascentes e córregos
Por Osvaldo Ferreira ValentePor que revitalizar essa fábrica? Porque com o aumento da ocupação humana as superfícies das bacias hidrográficas passaram a não ter bons comportamentos hidrológicos; passaram a não processar adequadamente os volumes de água recebidos pelas chuvas. Como resultante, temos visto o aumento de cheias e inundações e escassez de água nas épocas de estiagens para atendimento das necessidades de consumo. E quais são as principais fontes de água capazes de atender as demandas de consumo ao longo de todo o ano? São os aquíferos ou lençóis subterrâneos, quer por meio de poços rasos ou profundos, quer pelas nascentes e os respectivos córregos formados. Salvar aquíferos, nascentes e córregos é, portanto, a tarefa de quem quer garantir abastecimento de água ao longo dos anos.
Por que adotar pequenas bacias e concentrar atenção em córregos e não em rios? Porque as grandes bacias hidrográficas são formadas pelo ajuntamento de pequenas e os rios pelo ajuntamento de córregos. E nada mais próprio e eficiente do que tratar os problemas em suas origens e em unidades menores, facilitando análises mais detalhadas dos ecossistemas hidrológicos envolvidos.
Depois de tratar dos fundamentos hidrológicos com cuidado e com linguagem simples, o livro mostra como escolher e dimensionar estruturas de conservação para fazer com que a pequena bacia possa ter comportamento eficiente para suprir demandas de água para usos diversos. A falta dos fundamentos hidrológicos está na raiz do fracasso de muitos projetos já implantados em bacias hidrográficas brasileiras.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Osvaldo Ferreira Valente
- Tamanho: 7133 KB
- Idioma: Português
- Nº10em Conservação Ciências Ambientais
- Categoria: Ciências, Matemática e Tecnologia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Revitalização de Pequenas Bacias Hidrográficas: Para salvação de aquíferos, nascentes e córregos, escrito por Osvaldo Ferreira Valente. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.