Revista Veredas 18: Revista do Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise
Por Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de PsicanáliseA escrita tem muito valor para a Psicanálise. Não é à toa que o significante Traço está contido no nome de nossa Escola. Tampouco é por acaso que a nossa revista contenha em seu nome o substantivo Veredas: Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise. O Traço e a Vereda.
O Traço que marca a trilha de uma travessia. A Vereda que remete às ramificações da vida e também de uma análise, trajetos que permitem ao sujeito apropriar-se do seu tracejo particular. Aqui Psicanálise e Literatura se tocam: ambas se fundam no esboço de pegadas, vestígios de inscrições que remetem ao tecido dos significantes, não pela mensagem em si que elas carregam, mas pela dimensão estrutural de jogo e teatro que a articulação das palavras promove. A Literatura e a Psicanálise caminham juntas, uma diante da outra, reabrindo sempre muitas possibilidades de ligação.
Ao analista e também aos “amigos da Psicanálise” (expressão tão repetida por nosso saudoso Paulo Medeiros) resta então tracejar, acertar o prumo rumo às Veredas da criação para, neste trajeto, mostrar-se em seus escritos sempre numa tentativa de fazer resistência ao narcisismo que teima em querer nos mostrar redondos e sem arestas. É a escrita que sempre sublinha a parte que não conseguimos englobar.
Neste volume específico os autores nos enriquecem com suas questões, seus vazios, com a incompletude para a qual toda boa letra aponta.
Este número é também uma comemoração. Como o Finnegans Wake de James Joyce, para quem comemoração e vida se confundem, este número celebra não somente o valor da memória de Paulo Medeiros e os temas de estudo do biênio, mas a superação exitosa de inúmeros empecilhos que nos levaram, lamentavelmente, a atrasar esta publicação. Dentre eles a pandemia que ainda nos assola e torna tudo mais moroso e resvaloso, mas Escrita é sempre insistência e contorno dos impossíveis de modo que a tudo o que nos atravancou na forma de ventos contrários, soltamos, afinal, no ar da cidade, esse passarinho em forma de revista.
Esperamos que os Traços e letras da Revista Veredas possam sempre seguir em direção a Veredas desprotegidas e descobertas. Que de vez em quando possamos nos aventurar – preferencialmente com aquele friozinho na barriga – por um novo caminho, uma nova Vereda, um novo Traço escrito. Recebam essa Revista com o mesmo carinho com que foi preparada.
COMISSÃO EDITORIAL
Maria de Lourdes Rodrigues
Pedro Gabriel B. da Fonsêca
Vinicius Rafael de Oliveira
AUTORES
Danilo Freitas
Elizabete Siqueira
Everaldo Soares Júnior
Isidoro Vegh
José Zuberman
Luís Francisco Gonçalves de Andrade
Luiz-Olintho Telles
Patrícia Tenório
Paulo Roberto Medeiros
Pedro Gabriel
Pedro Xavier
Roberta Aymar
Rolando Karothy
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise
- ASIN: B09CYV2R6G
- Editora: Nova Presença
- Idioma: Português
- Tamanho: 2175 KB
- Nº de Páginas: 200
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Revista Veredas 18: Revista do Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise, escrito por Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.