Revista E–Commerce Brasil: Marketplace ou Banco? Como o e–commerce vai além das lojas online
Por E-Commerce BrasilEsta é a edição do meio. O meio do planejamento de desenvolvimento pessoal e da sua área, da sua equipe. O meio. Neste ponto, eu e você paramos para avaliar o que já foi feito, o que não ficou tão bom e precisou ser ajustado; o que já foi conquistado. Aproveitamos também para avaliar as oportunidades que surgiram (ainda que não estivessem no escopo) através de um relacionamento mais próximo com cada cliente, de forma personalizada.
Nesta edição, os colunistas nos propõem algumas reflexões. Pedro Padis nos questiona quais mercados precisam ser melhor explorados? Marcio Cots, em sua coluna, chama atenção para a gestão dos cookies que você capta e o como isso fica diante da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto do próximo ano. Mas o ideal é que você se prepare desde já, porque vai precisar investir em tecnologia e novas integrações para poder captar, guardar e usar os dados dos seus clientes – que poderão solicitar a exclusão destes dados da sua base.
Já Fernando Di Giorgi leva o nosso olhar para o marketplace como modelo de negócios e quais as mudanças pelas quais ele deverá passar no ambiente do varejo/consumo. Anthony Long faz uma analogia maravilhosa com a capoeira, UX e o LTV do cliente, onde o lojista precisa ser ágil, leve, belo na dança e na batalha com cada cliente, que é único em cada interação que faz com a sua marca.
Profissionais que fazem o e-commerce, como você, assumiram algumas páginas desta edição, gerando uma “grande conversa” sobre temas que fazem parte do dia-a-dia da operação. Temas estes que precisam ser melhor compreendidos por todos: pricing, criatividade baseada em dados, B2B, WhatsApp Business, CRM, transparência, marketplace e algumas missões quase impossíveis, mas que você, leitor, é capaz de cumprir com maestria.
Ah, e o Caio conta um pouco do que vivemos e aprendemos durante o E-Commerce Week, que aconteceu no início de abril na sede da ONU em Genebra, na Suíça. Em um texto pessoal e reflexivo, ele transmite um pouco do que foi a nossa contribuição para propor uma nova conversa, perante representantes de 120 países. Já te adianto que o Brasil é uma referência internacional em conhecimentos e pode – e muito! – contribuir para a evolução do e-commerce ao redor do mundo.
Aproveite o conteúdo e, se quiser sugerir ou comentar algo, sinta-se à vontade em me enviar um e-mail.
Boa leitura!
Abraços,
Vivianne Vilela
Diretora Executiva – E-Commerce Brasil
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): E-Commerce Brasil
- Tamanho: 30975 KB
- Idioma: Português
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Revista E–Commerce Brasil: Marketplace ou Banco? Como o e–commerce vai além das lojas online, escrito por E-Commerce Brasil. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.