Revista de História: trajetórias historiográficas na Universidade de São Paulo

Por Bruno César Nascimento

Sobre o livro

Revista de História: trajetórias historiográficas na Universidade de São Paulo investiga o desenvolvimento da pesquisa histórica no país por meio da primeira revista acadêmica de história brasileira, criada em 1950.

De forma inovadora e original, descortina seu projeto editorial, analisando a trajetória intelectual de seus editores, o perfil geral dos artigos, os recortes temporais mais adotados e os temas de investigação mais visitados, entre outros aspectos.

Seu autor, Bruno César Nascimento, discute a importância daquele periódico na consolidação dos estudos históricos no país e seu papel na construção de importantes redes nacionais e internacionais de pesquisas, sem perder de vista a relação entre o material diversificado impresso nas páginas da Revista de História e os caminhos percorridos pela historiografia mundial e brasileira desde a segunda metade do século XX até o presente.

Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Baixar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Revista de História: trajetórias historiográficas na Universidade de São Paulo, escrito por Bruno César Nascimento. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.