Retórica e Argumentação: no Ensino da Filosofia
Por José Manuel Teixeira Silva Retórica e Argumentação no ensino da Filosofia pretende explorar o potencial e benefícios do treino retórico – ainda que incipiente – junto dos estudantes do ensino secundário, a partir da abertura para estas matérias deixada pelos programas de filosofia em vigor no sistema de ensino português.
Focando a problemática das relações estreitas entre Retórica e Argumentação, Filosofia e Ensino, o interesse deste trabalho está sobretudo no modo como se estabeleceram ao longo da história ocidental os entrelaçamentos necessários à sua própria sobrevivência e o processo pelo qual nos chegaram até aos dias de hoje.
Sublinhar a importância da Retórica e da Argumentação é relevante pois na complexidade do mundo contemporâneo a capacidade de discernir níveis de discussão, linhas de argumentação, e finalmente, de lhes opor novos argumentos, é condição essencial para uma cidadania participativa e informada.
Focando a problemática das relações estreitas entre Retórica e Argumentação, Filosofia e Ensino, o interesse deste trabalho está sobretudo no modo como se estabeleceram ao longo da história ocidental os entrelaçamentos necessários à sua própria sobrevivência e o processo pelo qual nos chegaram até aos dias de hoje.
Sublinhar a importância da Retórica e da Argumentação é relevante pois na complexidade do mundo contemporâneo a capacidade de discernir níveis de discussão, linhas de argumentação, e finalmente, de lhes opor novos argumentos, é condição essencial para uma cidadania participativa e informada.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): José Manuel Teixeira Silva
- ASIN: B07DKV9YJC
- Idioma: Português
- Tamanho: 2054 KB
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Retórica e Argumentação: no Ensino da Filosofia, escrito por José Manuel Teixeira Silva. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.