Resíduos sólidos no Brasil: Oportunidades e desafios da lei federal nº 12.305 (lei de resíduos sólidos)
Por Rudinei Toneto Júnior A gestão de resíduos sólidos será um dos principais desafios para o Brasil nos próximos anos. A questão vem ganhando importância em razão do aumento considerável da geração de lixo – resultado das mudanças nos hábitos da população e do aumento da urbanização, da renda e do consumo –, o que pode gerar efeitos nocivos sobre o meio ambiente e a saúde pública. Para lidar com esse problema, foi promulgada, em 2010, a Lei Federal n. 12.305 (Lei dos Resíduos Sólidos), a qual prevê uma série de ações que buscam solucionar o problema do manejo dos resíduos sólidos no Brasil. Resíduos Sólidos no Brasil – oportunidades e desafios da Lei Federal n. 12.305, organizado pelo Centro de Informações Tecnológicas e Ambientais em Resíduos (CITAR), com a participação de diversos especialistas, oferece um amplo panorama da gestão dos serviços de manejo de resíduos sólidos no país, discutindo as principais propostas da nova lei e a aplicabilidade delas. A obra é leitura importante para acadêmicos e gestores que queiram implantar as ações adequadas para este campo no Brasil.
Rudinei Toneto Júnior é Professor Titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP). Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Mestre e Doutor em Economia pela FEA-USP. Possui Livre-docência em Economia pela FEARP-USP. Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Economia de Baixo Carbono (EBC) e do Centro de Informações Tecnológicas e Ambientais de Resíduos (CITAR).
Carlos César Santejo Saiani é Mestre em Economia pela FEARP-USP. Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP-FGV). Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas, Análise de Políticas Sociais, Economia Institucional e Teoria da Escolha Pública, atuando principalmente nos temas: saneamento básico, desestatização, descentralização, Lei de Responsabilidade Fiscal, demanda do eleitor mediano, ciclo político-eleitoral e eleição.
Juscelino Dourado é Diretor Executivo do Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental, que desenvolve ações de Educação Ambiental para alunos e professores da rede pública e privada. É referência em Educação Ambiental, principalmente nos temas relacionados ao consumo e ao destino responsável dos resíduos no pós-consumo e no tema de gestão de passivos ambientais, especialmente nas tecnologias e nos processos de destino final, em valorização de resíduos sólidos e nas estratégias para descontaminação de solos. Coordenador de Informações Tecnológicas e Ambientais de Resíduos (CITAR). Estudou Química no Instituto de Química da Unicamp e na Faculdade de Química da Universidade Lomonosov, Moscou, Rússia e Administração de Empresas na FEARP-USP.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Rudinei Toneto Júnior
- ASIN: B00PUR55WQ
- Editora: Manole
- Idioma: Português
- Tamanho: 12662 KB
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Resíduos sólidos no Brasil: Oportunidades e desafios da lei federal nº 12.305 (lei de resíduos sólidos), escrito por Rudinei Toneto Júnior. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.