(RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO DOS EDUCADORES: FORMAÇÃO CONTINUADA OU CAPACITAÇÃO DOCENTE?
Por Elita de Medeiros Este livro tem convida a refletir sobre os encontros de professores proporcionados pelas Secretarias e Gerências de Educação, ou seja lá o nome que recebam, já que mudam de um Estado para o outro, notadamente nos períodos que antecedem o início das aulas. Além de refletir sobre a nomenclatura, o principal foco deste trabalho é como esses encontros acontecem, para quê acontecem, e se eles atingem seus próprios objetivos.
Vamos refletir sobre o que é formação inicial, o que é formação continuada e o que é capacitação.
A maioria de Secretários de Educação e diretores de gerência mostra grande boa vontade com esses encontros. Entretanto, há problemas na maneira como eles são pensados. Por esta razão, boa parte das palestras, oficinas e demais atividades oferecidas nesses encontros acabam apenas cumprindo tabela: cumpre-se a lei de oferecer a formação ou capacitação, mas a aplicabilidade prática de tais atividades nem sempre (ou nunca) são aquilo que o professor realmente precisa. Normalmente, o que se busca com esses encontros é o que há de mais atual em termos de Educação, mas o erro está em não considerar alguns fatores imprescindíveis para que o período que os professores dedicam a essas atividades realmente venha agregar-lhes algo útil, não necessariamente novo.
Há uma sugestão de preparação para essas atividades, que deve ser realizada por uma coordenação geral, partindo das secretarias e gerências, mas deve dar vez e voz a todos os professores.
Também há uma reflexão sobre o que a legislação preconiza acerca da organização do trabalho docente nas escolas, enfatizando o que realmente ajuda.
O objetivo principal é ajudar a pensar e organizar eventos ou encontros cada vez melhores, no sentido de que sejam mais interessantes e tragam auxílio real aos professores, para que possam encontrar subsídios para sua prática diária em sala de aula, ajudando no próximo encontro de capacitação. Ou seria formação continuada? Leia o livro e tire suas conclusões.
Vamos refletir sobre o que é formação inicial, o que é formação continuada e o que é capacitação.
A maioria de Secretários de Educação e diretores de gerência mostra grande boa vontade com esses encontros. Entretanto, há problemas na maneira como eles são pensados. Por esta razão, boa parte das palestras, oficinas e demais atividades oferecidas nesses encontros acabam apenas cumprindo tabela: cumpre-se a lei de oferecer a formação ou capacitação, mas a aplicabilidade prática de tais atividades nem sempre (ou nunca) são aquilo que o professor realmente precisa. Normalmente, o que se busca com esses encontros é o que há de mais atual em termos de Educação, mas o erro está em não considerar alguns fatores imprescindíveis para que o período que os professores dedicam a essas atividades realmente venha agregar-lhes algo útil, não necessariamente novo.
Há uma sugestão de preparação para essas atividades, que deve ser realizada por uma coordenação geral, partindo das secretarias e gerências, mas deve dar vez e voz a todos os professores.
Também há uma reflexão sobre o que a legislação preconiza acerca da organização do trabalho docente nas escolas, enfatizando o que realmente ajuda.
O objetivo principal é ajudar a pensar e organizar eventos ou encontros cada vez melhores, no sentido de que sejam mais interessantes e tragam auxílio real aos professores, para que possam encontrar subsídios para sua prática diária em sala de aula, ajudando no próximo encontro de capacitação. Ou seria formação continuada? Leia o livro e tire suas conclusões.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Elita de Medeiros
- Tamanho: 1175 KB
- Nº de Páginas: 39
- Editora: Elita de Medeiros
- Categoria: Decisões e Resolução de Problemas
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro (RE)PENSANDO A EDUCAÇÃO DOS EDUCADORES: FORMAÇÃO CONTINUADA OU CAPACITAÇÃO DOCENTE?, escrito por Elita de Medeiros. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.