Nesta obra, pela primeira vez traduzida para o português, Max Weber procura descobrir por quais razões o capitalismo não se desenvolveu na China. Quais as características da sociedade chinesa impediam o desenvolvimento nativo do capitalismo? Qual o papel do pensamento Confucionista nessa falta de desenvolvimento? Quais as diferenças entre o pensamento Confucionista e o Puritano, que ajudam a explicar as diferentes visões de mundo dessas duas religiões?
Aprofundando-se nas características do pensamento Confucionista e também Taoísta, Weber consegue construir um quadro que nos explica sobre a importância da tradição entre os chineses, a enorme influência dos literatos-burocratas, e a aversão a quaisquer novidades que eram consideradas “não-clássicas”.
Sem dúvida, “A ética protestante e o espírito do capitalismo” é a obra mais conhecida de Max Weber sobre a relação entre religiosidade e capitalismo. Porém, este famoso estudo é apenas parte de um projeto bem mais ambicioso do sociólogo alemão para compreender as relações que existem entre o pensamento religioso e as ideias econômicas.
Para Weber, só era possível compreender as características de uma sociedade pelo método comparativo. Por isso, ele procurou estudar as relações entre religiosidade e economia em diferentes tradições religiosas, de épocas e lugares os mais diversos.
E é com este objetivo que Max Weber se aprofunda em seu estudo sobre o Confucionismo e o Taoísmo, e suas relações com a sociedade chinesa.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Max Weber
- Tamanho: 1295 KB
- Nº de Páginas: 334
- Idioma: Português
- Categoria: Sociologia Religião e Espiritualidade
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Religião da China: Confucionismo e Taoísmo, escrito por Max Weber. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.