Rejeição à humanidade: Os efeitos do neoplatonismo no cristianismo
Por R.J. RushdoonyAssim, uma das ameaças mais desconsideradas, não obstante sua difusão na visão cristã da vida e do mundo, é a do neoplatonismo. Esse resquício da filosofia grega antiga fundamenta-se num aspecto dualista da realidade: concebe a forma ou espírito (no caso, a mente) como bons e o físico (a carne) como mau. O neoplatonismo é uma filosofia “dialética” que tenta reconciliar dois conceitos essencialmente hostis e mantê-los dentro de seu sistema.
Ora, o neoplatonismo apresenta o dilema do homem como sendo de natureza metafísica, ao passo que as Escrituras apregoam que se trata de um problema moral. Pautar o cristianismo nessa falsa ideia neoplatônica inevitavelmente despojará a fé da perspectiva realmente bíblica. As ideias modernas de espiritualidade acabaram transformando-se em uma forma de oposição ao modelo bíblico, no qual o Espírito de Deus atua no mundo e no indivíduo a fim de realizar a vontade de Deus. Muitos cristãos creem que podem escapar do pecado por meio de uma evasão ao mundo material. As Escrituras, porém, dizem que o homem, em sua totalidade, caiu em pecado, e não apenas sua carne.
À vista disso, «Rejeição à humanidade» é um olhar perscrutador sobre a natureza e efeitos do neoplatonismo no pensamento cristão contemporâneo, e apresenta soluções biblicamente fundadas para o crente que deseja servir plenamente a Deus.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): R. J. Rushdoony
- Tamanho: 521 KB
- Nº de Páginas: 134
- Editora: Monergismo
- Categoria: Filosofia Religião e Espiritualidade
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Rejeição à humanidade: Os efeitos do neoplatonismo no cristianismo, escrito por R. J. Rushdoony. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.