Libertária, Mary Wollstonecraft fez de sua própria vida uma defesa da emancipação feminina: envolveu-se na Revolução Francesa e foi uma precursora do amor livre. Tendo falecido logo após o parto de sua segunda filha, não pôde vê-la tornar-se, também, uma famosa escritora: Mary Shelley, a autora de Frankenstein. Extremamente revolucionário para a época, Reivindicação dos direitos da mulher foi traduzido para vários idiomas, se tornou uma referencia teórica para as precursoras do feminismo contemporâneo, como Simone de Beauvoir, e uma leitura essencial para as discussões de gênero.
“Reivindicação dos direitos da mulher resulta tanto de uma trajetória de lutas militantes de Mary como de seus enfrentamentos contra a moral sexista e conservadora da época”, diz Maria Lygia Quartim de Moraes, que assina o prefácio. Citando a feminista britânica Sheila Rowbotham, ela argumenta que Mary, “como mulher de razão e mulher de natureza”, personifica a tensão e as fissuras do Iluminismo, e que a leitura deste livro – escrito em linguagem direta e marcante – “desperta um sentimento de admiração por essa jovem mulher, capaz de superar tantos obstáculos, que lutou obstinadamente para ser feliz e foi muito além dos limites que seu tempo permitia”.
A edição também traz texto de orelha de Diana Assunção, historiadora e militante dos direitos das mulheres (ISKRA); uma cronologia da vida e obra de Mary Wollstonecraft e uma página sobre trajetória da escritora em quadrinhos, de Fred Van Lente (adaptação) e Ryan Dunlavey (arte).
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Mary Wollstonecraft
- ISBN-10: 6558700484
- ISBN-13: 978-6558700487
- ASIN: B078WY3L8Y
- Editora: Boitempo Editorial
- Idioma: Português
- Tamanho: 6628 KB
- Nº de Páginas: 359
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Reivindicação dos direitos da mulher, escrito por Mary Wollstonecraft. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.