RECONHECIMENTO FACIAL POR DRONE
Por Ary Martins Ferreira NettoAnalisando as tendências de Segurança Pública, começamos a desenvolver nossa pesquisa em técnica de perícia em reconhecimento facial combinada com o uso de veículos aéreos não tripulados (Vants), também conhecidos como drones.
O crime organizado cresce onde a desordem urbana se instala. Em uma sociedade com desigualdades econômicas vemos a proliferação de comunidades sem qualquer condição sanitária e urbanística para a vida, mesmo assim, as pessoas sem opção se adaptam a estes locais.
São locais de difícil acesso, como, por exemplo, comunidades que surgem nas encostas de morros, no entorno de rios e de terrenos e edificações abandonadas. Sua peculiaridade são as moradias pequenas, em desnível, construções precárias e acesso difícil devido a corredores estreitos e grandes escadarias.
A marcha de Policiais Militares e Civis em Operações de Segurança Pública nestes caminhos desencadeia efeitos para todos os envolvidos.
a) Os policiais não sabem o que vão encontrar na próxima viela, e isto aciona seu instinto humano de defesa e preservação, que pode se resumir, dada as circunstâncias, dentro da estrita legalidade, em disparar sua arma em situação de risco.
b) Os moradores temem por suas vidas, porém, podem adotar atitude defensiva ou ignorar o risco de uma ação policial com enfrentamento a criminalidade e sair de suas casas para exercer atividades corriqueiras, o que expõe suas vidas.
c) Os criminosos que vivem e agem nas comunidades muitas vezes agem sob o efeito de drogas e também tem ativado seu instinto de defesa e preservação, mas sem o crivo do senso de responsabilidade com a vida alheia, o que torna suas armas muito mais letais;
Assim, adentrar em comunidades sem todos os aparatos possíveis de segurança e planejamento podem resultar em ações com resultados ruins com mortes de cidadãos e policiais. Qualquer ajuda a mais para que o Poder Público possa tomar decisões mais precisas, que possam gerar menor probabilidade de efeitos colaterais, é sempre bem vinda.
Muitas vezes a incursão de tropas policiais podem dispersar os criminosos e fazê-los se esconder para evitar seu aprisionamento. Sem o suporte de inteligência adequado, nem sempre há como se mensurar números precisos das taxas de resultado obtidos nas ações policiais comparados a estas evasões.
A utilização de apoio aéreo de helicópteros nem sempre é possível, pois os valores gastos na realização de cada voo policial são altos. Além disso, as aeronaves tripuladas não são furtivas, sendo alvo dos criminosos que se equipam cada vez mais com armamentos na tentativa de abater as forças policiais aéreas.
Para minimizar os possíveis efeitos negativos que uma possível ação policial baseada em um planejamento carente de uma informação fidedigna em tempo real entra o drone com reconhecimento facial como ferramenta no combate a criminalidade.
O reconhecimento facial através de drone (Vant) utilizando o acervo cível e criminal dos estados é o que se tem de mais moderno em termos de segurança. Grandes distâncias podem ser percorridas e mapeadas rapidamente, com segurança e economia, trazendo mais efetividade as ações policiais.
Além disso, como a exemplo da China que localizou 6.493 pessoas desaparecidas em 2018 com o uso da tecnologia de reconhecimento facial, ao aplicarmos esta tecnologia com o uso de VANTs, poderemos acelerar o processo atingindo áreas de difícil acesso identificando criminosos e desvendando inúmeros casos de desaparecimento.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ary Martins Ferreira Netto
- ASIN: B07T9X5ZQG
- Idioma: Português
- Tamanho: 3535 KB
- Nº de Páginas: 14
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro RECONHECIMENTO FACIAL POR DRONE, escrito por Ary Martins Ferreira Netto. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.