Qualidade e segurança em saúde: Os caminhos da melhoria via acreditação internacional

Por Heleno Costa Junior
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Esta publicação se propõe a uma abordagem diferenciada. A obra
não pretende tratar apenas dos aspectos conceituais sobre qualidade
e segurança em saúde ou mesmo acreditação.

Eram outros tempos. Os conceitos e modelos práticos de melhoria da qualidade estavam
ainda sendo adaptados para o cenário dos serviços de saúde. Indústrias, empresas
de aviação, as que utilizavam ou produziam energia nuclear e outros ramos de atividades
já se benefi ciavam de práticas adotadas e aprimoradas desde as décadas de 1980 e 1990.
Na Saúde ainda predominava a ideia, equivocada, de que as próprias competências das
instituições e dos profi ssionais eram sufi cientes para garantir resultados satisfatórios. Uma
das lógicas desse entendimento equivocado era a especifi cidade das práticas e o domínio
das especialidades atribuídas, por exemplo, aos profi ssionais médicos. Ainda não havia
métodos ou medidas estabelecidas para mensurar a qualidade dos processos assistenciais.
Para os processos de gestão já tinham sido adotados alguns indicadores que tratavam especifi
camente dos aspectos quantitativos dos resultados apresentados pelas organizações
ou serviços de saúde

Em outros países já se experimentava a utilização de critérios e medidas para avaliar a
qualidade dos processos assistenciais. Eram os avanços que delineavam a evolução e posterior
sedimentação dos modelos de acreditação para sistemas e serviços de saúde. Criada
em 1951, nos Estados Unidos, a partir da constituição da Joint Commission on Accreditation
of Hospitals (JCAH), a lógica da avaliação baseada em padrões espalhou-se a partir
das décadas de 1970 e 1980 para diferentes regiões do mundo. O Canadá antecedeu essas
décadas, pois participou do movimento de criação da JCAH nos Estados Unidos e, logo,
em 1959, criou seu modelo nacional

Foi um longo caminho até essa experiência chegar ao Brasil. No mesmo ano em que
foi criado o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), em 1998, também foi criada a
Joint Commission International (JCI) – que é o braço internacional da atual Th e Joint
Commission, antiga JCAH dos Estados Unidos -, e, em 1999, a Organização Nacional de
Acreditação (ONA), que trazia uma proposta de um modelo baseado em padrões adaptados
para a realidade nacional.

Nesta publicação,é uma iniciativa de constituir não somente referenciais teóricos, que já estão disponíveis em inúmeras publicações
sobre o tema, mas, sim, de compor um conjunto de vivências e evidências de como as
melhorias de qualidade e segurança podem ser efetivamente implementadas e se constituírem
como resultados de conformidades frente aos padrões e requisitos dos manuais de
acreditação, em especial, os de abrangência internacional

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Heleno Costa Junior
  • ISBN-10: 8584000186
  • ISBN-13: 978-8584000180
  • ASIN: B07T37PG2J
  • Editora: 000180
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 5426 KB
  • Nº de Páginas: 331
  • Categoria: Medicina

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